Sentimentos
e emoções

Embora a discussão sobre a capacidade dos animais experimentarem sentimentos e emoções ser relativamente recente este tema tem sido objeto de atenção desde muito tempo, como, por exemplo, no pensamento do filósofo Jeremy Bentham (Bentham, 1907) ao declarar que “…Pode ser que um dia se reconheça que o número de pernas, as vilosidades da pele ou a terminação do sacrum são razões igualmente insuficientes para abandonar um ser sensível ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha intransponível? É a faculdade da razão ou, talvez, a faculdade da fala? Mas um cavalo ou cachorro adulto é, sem comparação, um animal mais racional e mais conversador do que uma criança de um dia, uma semana ou mesmo um mês. Mas suponha que o caso fosse diferente, qual seria o sentido? A questão não é: eles podem raciocinar? Nem, eles podem falar? Mas, eles podem sofrer?…”.

Emoções e sentimentos são geralmente considerados sinônimos, mas, segundo Damasio (1999) há diferenças significativas entre esses conceitos. Segundo o autor emoções são reações mentais conscientes como, por exemplo o medo, geralmente direcionados a um objeto ou evento específico e acompanhadas por mudanças fisiológicas e comportamentais no corpo. Já sentimento é a percepção da existência de tal objeto ou evento pelo corpo.

Para exprimir sua importância na vida dos animais, destaca-se que as decisões dos animais não humanos e humanos frequentemente são tomadas com base nos sentimentos e emoções que eles estão experimentando no momento ou com base nas emoções que essas decisões incitam. Para alguns pode parecer estranho falar de sentimentos e emoções em animais não humanos, mas nas últimas duas décadas esse assunto tem sido muito explorado e discutido no mundo todo e, hoje, já se reconhece que os animais não humanos são seres sencientes, ou seja, capazes de terem sentimentos e emoções de forma consciente. O reconhecimento da senciência nos animais não humanos trouxe implicações jurídicas importantes, como normas e leis capazes de penalizar quem causar danos físicos ou psíquicos a esses seres.

plugins premium WordPress