Um Bem-Estar
(One Welfare)

O conceito de “Um Bem-estar”, de maneira semelhante ao conceito de “Uma Saúde” (que é um elemento importante quando se fala de bem-estar animal), propõe haver uma interconexão entre o bem-estar animal, o bem-estar humano e o meio ambiente. Ele considera uma estrutura conceitual com nove elementos propostos dentro de três temas, os quais contribuem para o entendimento das conexões entre o bem-estar animal, o bem-estar humano no contexto de uma produção sustentável, com equidade social e equilíbrio ambiental. A aplicação do conceito de “Um Bem-estar” é muito útil para atender alguns dos ODS ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, quais sejam: a redução do sofrimento humano, garantia de segurança alimentar e melhoria da produtividade no setor pecuário através de uma melhor compreensão do valor de se promover o bem-estar animal.

Ao adotar esse conceito fica mais fácil criar ou aumentar as oportunidades para melhorar as formas de criação e manejo dos animais de produção, adotando uma abordagem mais integrada que permite melhorar o bem-estar animal e humano assegurando um ambiente equilibrado.

Um exemplo prático dessa conexão entre o bem-estar humano e animal foi apresentado por Paranhos da Costa e colaboradores, ao descrever o depoimento de um vaqueiro (Sr. Joaquim, de Três Lagoas, MS) sobre o impacto da adoção das boas práticas de bem-estar animal no manejo de bovinos de corte: “Antes, no final do dia, eu voltava para casa muito cansado, ia direto para a cama logo após o banho e engolir a comida. Geralmente eu dormia pensando no trabalho do dia seguinte, que começaria bem cedo, às seis da manhã. Hoje é diferente, vou para casa e depois do banho e do jantar ainda tenho disposição para assistir TV e trocar uma prosa com minha patroa.”

plugins premium WordPress