Uma Saúde
(One Health)
O conceito de “Uma Saúde” (“One Health”) tomou forma quando um grupo de especialistas considerou “…as ameaças às ‘vidas na terra’ no contexto dos alertas ameaçadores sobre a gripe aviária e o Ebola…” e propuseram uma abordagem internacional e interdisciplinar para enfrentar esses desafios através por meio do slogan “Um Planeta – Uma Saúde” (One World – One Health). Como base nesse conceito, estabeleceu-se princípios para a prevenção de doenças epidêmicas e epizoóticas, aliada a sustentação de ecossistemas, todos (nos referimos aqui a princípios reconhecidos e aceitos globalmente.
Vale destacar que é comum no Brasil traduzir “One Health” por “Saúde Única, o que não faz sentido quando aplicado no slogan “Um Planeta – Uma Saúde”. De acordo com dicionário da língua portuguesa, o termo único (ou única) tem os seguintes significados: não tem outro igual, superior, incomparável, excepcional (inteligência única) e que é sem precedentes, que não tem outro semelhante. Nenhum desses significados corresponde ao conceito formulado em 2004, o qual considera uma abordagem integrada e holística, reconhecendo a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental. Em resumo, a saúde de todos.
Ao assinar o newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações para este objetivo.