A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS) completou seus 15 anos de existência no final de 2022 e segue como pioneira na defesa da produção da carne bovina brasileira com a manutenção da biodiversidade.
O Grupo, uma organização sem fins lucrativos, reúne todos os elos da cadeia de produção da carne bovina com um objetivo comum: promover a sustentabilidade na pecuária. São mais de 60 organizações associadas nas categorias: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, frigoríficos e indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil.
Para realizar esse trabalho o GTPS promove iniciativas e discussões que articulam toda a cadeia em busca de um entendimento comum sobre temas emergentes da sustentabilidade, além de gerar informações que promovem o desenvolvimento sustentável na atividade.
Uma dessas iniciativas são os Grupos de Trabalho (GT), que reúne pesquisadores, especialistas e representantes dos diferentes elos da cadeia para debater com profundidade temas relacionados ao uso eficiente da terra, pecuária com baixa emissão de carbono e direcionamentos para a rastreabilidade bovina no Brasil.
Outra entrega do GTPS à sociedade é o GIPS – Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, uma ferramenta gratuita criada para auxiliar produtores rurais, empresas de insumos, indústrias e varejos a avaliar o nível de sustentabilidade de suas atividades.
Para isso, o usuário deve se cadastrar na plataforma e preencher um questionário com indicadores relacionados ao meio ambiente, à gestão do negócio e de pessoas (trabalhadores) e ao impacto à comunidade local.
Para fazer parte dos debates e ter acesso a todos os materiais produzidos é necessário se associar ao Grupo. Também é possível adquirir os treinamentos e palestras ministradas pelo GTPS.