Ferramentas

Iniciativas práticas constantemente atualizadas e à disposição da sociedade

GUIA DE INDICADORES
da Pecuária Sustentável (GIPS)

Sua ferramenta de
apoio na jornada da

Sustentabilidade

O GIPS, Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, fornece orientações na forma de indicadores para auxiliar na avaliação do nível de sustentabilidade da sua atividade, aponta o que deve ser melhorado e sugere como isso pode ser feito.

Os primeiros passos para a elaboração do GIPS, o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, foram dados pela equipe da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável em 2016. A demanda surgiu a partir do desejo de proporcionar ao produtor rural uma maneira de avaliar seu nível de sustentabilidade de forma independente.

Após revisões e atualizações frequentes, atualmente a ferramenta possibilita a avaliação do nível de sustentabilidade da atividade, aponta o que deve ser melhorado e sugere como isso pode ser feito, com base na legislação brasileira, protocolos de boas práticas e em princípios globais de sustentabilidade.

O GIPS é gratuito, confidencial e aplicável a diferentes elos da cadeia pecuária: setor produtivo, insumos, indústrias, varejo e restaurantes.

SUMÁRIO DE DADOS DA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

Baseado nos dados coletados pelo GIPS

Através do sumário executivo é possível identificar os avanços alcançados, os desafios enfrentados e as oportunidades que surgem para aprimorar ainda mais as práticas sustentáveis na cadeia produtiva da pecuária, delineando um panorama da pecuária sustentável e valorização do setor.

O relatório contém seis etapas de análise, considerações finais e algumas recomendações para a melhoria dos processos nos sistemas produtivos pecuários brasileiros.

MAPA DE INICIATIVAS
da Pecuária Sustentável (MIPS)

O MIPS reúne
as iniciativas

de produtores,
grupos de produtores e empresas,
em andamento no país

Em 2015, a Mesa Brasileira iniciou o mapeamento de ações sustentáveis relacionadas à pecuária brasileira. Assim surgiu o MIPS, o Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável.

A ferramenta hoje é uma vitrine de iniciativas sustentáveis da área com o objetivo dar visibilidade, inspirar ações similares e ser fonte de informação sobre o tema, inclusive para investimento.

O MIPS conta com iniciativas que estão em diferentes localidades e biomas do Brasil. A inscrição é voluntária e gratuita!

plugins premium WordPress