Propósito: GT Clima
Caminhos para uma cadeia produtiva da pecuária de baixa emissão de carbono

Relatório de Resultados

Webinar

Transmissão no canal: Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

Relatório de Resultados

Publicação com os resultados do GT de Clima 2022

Documento Propositivo

Publicação com propostas de melhorias sugeridas pelo GT

Webinar

Transmissão no canal: Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

TERMOS E CONCEITOS

Baixa emissão de carbono / baixo carbono

Definição

Termo utilizado para identificar tecnologias/processos/práticas que promovem a mitigação das emissões de carbono equivalente em relação a sistemas tradicionais.
Balanço das emissões de GEE

Definição

Resultado líquido entre a emissão e a remoção de CO2 equivalente em determinado empreendimento.
Mitigação

Definição

Deixar de emitir ou reduzir as emissões, bem como aumentar o sequestro de carbono em
determinada atividade.

Referência

Net zero (emissões líquidas zero)

Definição

Net zero ou emissões líquidas zero, é o compromisso de alcançar o equilíbrio das emissões, ou seja, quando as emissões antrópicas de GEE para a atmosfera são zeradas por remoções antrópicas durante um período específico. A expressão completa é net zero carbon emissions.

Referência

Neutralidade das emissões | climática

Definição

Neutralidade de emissões ou “Neutralidade climática” são termos usados para se referir a um estado em que as emissões líquidas de GEE derivadas de atividades antrópicas são iguais a zero. Isto ocorre quando as emissões de GEE na atmosfera são iguais à quantidade de GEE removida da atmosfera durante um período especificado.

Referência

Carbono neutro

Definição

Termo para explicar que os volumes de CO2 liberados na atmosfera em decorrência das atividades da empresa são compensados por uma quantidade igual que é removida da atmosfera.
Carne baixo carbono

Definição

Marca-conceito desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Marfrig Global Foods, que tem por finalidade a produção sustentável de bovinos a partir de sistemas de integração do tipo agropastoril (lavoura-pecuária, ILP) a fim de mitigar a emissão de metano pelos animais durante o processo de produção a pasto. Todo o processo produtivo da CBC é reconhecido, certificável e auditável. Sistema contabiliza apenas o carbono armazenado no solo.

Referência

Carne carbono neutro

Definição

Marca-conceito desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que consiste na produção de bovinos utilizando sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF), com o objetivo de neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) pelos bovinos. Sistema com componente florestal, onde apenas este carbono é contabilizado. Não contempla o carbono estocado no solo.

Referência

Intensidade das emissões

Definição

Coeficiente que quantifica as emissões ou remoções de um gás por unidade de uma certa atividade, como por exemplo CO2eq/kg de carne. É um termo normalmente utilizado pela indústria, associado a determinada atividade, diferente de fator de emissão, que seria o termo técnico.
Tier 1, 2 e 3

Definição

Um Tier representa o nível de complexidade metodológica que é adotada em um inventário de um país. Usualmente, três tiers são fornecidos.

Tier 1: método básico. Recomendado para situações em que não há disponibilidade de fatores de emissão específicos para o país, ou limitações quanto aos dados de atividade como por exemplo, informações sobre o uso da terra ou sobre as populações dos rebanhos. Nestes casos, os guias do IPCC disponibilizam os dados defaults, os quais permitem a realização das estimativas.

Tier 2: método intermediário. Recomendado para situações em que existe a disponibilidade de fatores de emissão específicos para as principais condições do país ou região e/ou maior detalhamento para os dados das atividades.

Tier 3: mais demandante em termos de complexidade e necessidade de dados. No caso da convenção quadro das Nações Unidas, se refere ao uso de procedimentos metodológicos desenvolvidos especificamente pelo país, o qual pode incluir modelagem e maior detalhamento das medidas dos inventários.

Referência

Fator de emissão

Definição

Um coeficiente que quantifica as emissões ou remoções de um gás por unidade de atividade.

Referência

Escopo 1, 2 e 3

Definição

Escopo 1: São emissões diretas advindas de fontes da organização inventariante ou controladas por ela.

Escopo 2: Emissões indiretas provenientes da aquisição de energia elétrica e térmica que é consumida pela organização inventariante. Nesta categoria são incluídas as emissões de GEE relativas à geração de energia elétrica e térmica comprada pela organização.

Escopo 3: Todas as outras emissões indiretas, não relatadas no Escopo 2. As emissões do Escopo 3 são uma consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela organização inventariante, geralmente relacionadas à cadeia de valor desta. O Escopo 3 é uma categoria de relato opcional no Protocolo GHG.

Referência

GWP (Global Warming Potential)

Definição

Cada gás de efeito estufa é capaz de reter calor em determinada intensidade, sendo que tal capacidade pode ser comparada à capacidade do dióxido de carbono de realizar a mesma função. Essa relação pode ser expressa através do potencial de aquecimento global (PAG) de cada gás, ou GWP (Global Warming Potential, em inglês), sendo estes valores de referência apresentados nos relatórios do IPCC. Portanto, o GWP é uma medida relativa que compara o gás em questão com a mesma quantidade de dióxido de carbono (cujo potencial é definido como 1).

Referência

GWP (Global Warming Potential)*

Definição

GWP* (potencial de aquecimento global estrela) complementa as métricas climáticas convencionais, como GWP100, porque GWP* descreve melhor o aquecimento real causados por emissões de metano (CH4). Por exemplo usando GWP100, uma taxa anual constante de CH4 emissões pode ser mal interpretada como tendo um 3-4 vezes impacto maior no aquecimento do que o observado. O uso de GWP* pode corrigir essa má estimativa.

Referência

CO2e (dióxido de carbono equivalente)

Definição

Um equivalente de dióxido de carbono ou equivalente de CO2, abreviado como CO2e, é uma métrica usada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa com base em seu potencial de aquecimento global (GWP), convertendo quantidades de outros gases para a quantidade equivalente de dióxido de carbono com o mesmo potencial de aumento de temperatura na atmosfera.

Referência

CONHEÇA MAIS SOBRE O ASSUNTO

GRUPOS DE TRABALHO

BEM-ESTAR ANIMAL

CLIMA

RASTREABILIDADE

TERRA

PSA

GRUPOS DE TRABALHO

BEM-ESTAR ANIMAL

CLIMA

RASTREABILIDADE

TERRA

PSA

plugins premium WordPress