O GTPS esteve presente no Fórum Brasil Pecuária 2022, realizado no dia 14 de julho. O evento trouxe discussões relacionadas aos principais temas da pecuária nacional com a contribuição de diversas autoridades e especialistas na área.
Em resumo:
- Na abertura, Teresa Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) – organização associada ao GTPS – destacou sua participação em uma excursão que visava a diversificação do mercado da carne nos países do Oriente Médio.
- O ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, apresentou resultados da pecuária nacional, principalmente frente ao mercado chinês, que hoje é responsável por mais de 50% da exportação do produto brasileiro.
- O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, destacou os grandes avanços no processamento e análise do Cadastro Ambiental Rural no estado paulista e anunciou as futuras instalações do Centro de Sustentabilidade na cidade de São José do Rio Preto.
- Foram realizadas seis mesas redondas com assuntos diversos do setor agropecuário:
- BALIZADOR GPB DATAGRO
Com a participação do diretor executivo da SRB, Luis Roberto Zillo, e representantes da Datagro, na primeira mesa foram apresentados os resultados e funcionalidades do Balizador GPB Datagro. Utilizando a ferramenta, o produtor recebe informações em tempo real de negociações e preço pela arroba do boi nas principais praças de comércio de forma transparente e integrando todos os elos da cadeia da carne. A plataforma hoje conta com mais de 4.000 mil usuários distribuídos em mais de 800 municípios em 18 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
- OS DESAFIOS DA DESCARBONIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
No segundo painel o tema foi Os Desafios da Descarbonização e Sustentabilidade, com a participação da produtora e ex-diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mariane Crespolini. Também participou o professor e coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV, Daniel Vargas e o gerente de Desenvolvimento de Conteúdo e Treinamento da DSM, Marcos Baruselli – mais uma organização associada ao GTPS. Durante o debate, foram apresentados diversos argumentos mostrando que a pecuária nacional se encontra no caminho para uma produção sustentável e com grande contribuição no sequestro de carbono por meio de técnicas cada vez mais eficientes que elevam a qualidade da carne ao mesmo tempo em que emitem cada vez mais gases do efeito estufa. Também foram apresentados paradoxos nas metodologias atuais para quantificação de carbono emitido e sequestrado para ambientes tropicais, visto que todos os padrões foram formados com base em ambientes temperados, mostrando mais uma vez a discrepância na criação das metas.
- PRESENÇA DA CARNE BRASILEIRA NO MUNDO
O tema do terceiro painel foi a Presença da Carne Brasileira no Mundo – Desafios da Indústria. A organização associada ao GTPS, Minerva Foods, mandou o gerente da Área de Business Intelligence para Compra de Gado, Alex Lopes para apresentar as principais medidas tomadas pela companhia para atender os principais mercados do mundo em seus diversos aspectos. O grande enfoque foi nas plantas especializadas no mercado chinês e nas novas plantas frigoríficas presentes na Austrália. Participou também do painel o diretor de Operações do Grupo Frigol, Orlando Henrique Negrão.
- MERCADO FUTURO DO BOI GORDO E A RETOMADA DA LIQUIDEZ
O quarto painel contou com a presença de Louis Gourbin, superintendente de Commodities da B3; do sócio-diretor da Radar Investimentos, Leandro Bovo; e do commodities broker Eduardo Ribeiro. Eles discutiram o Mercado Futuro do Boi Gordo e a Retomada da Liquidez. Neste painel, foram apresentadas as visões do trade marketing em relação aos mercados nacionais e internacionais da carne com grande foco nas operações financeiras de proteção do produtor, como hedge e a aquisição de puts e calls.
- O MERCADO DA PECUÁRIA E O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE
No penúltimo painel do dia, com o tema O mercado da pecuária e o Papel das Associações de Classe, participou a associada Ana Doralina Alves Menezes, gerente nacional da Associação Brasileira de Angus. Ela apresentou o histórico da associação e a integração das classes produtivas de Angus, mostrando como cada vez mais o produtor precisa entender o mercado, buscando participar do hoje para entender o amanhã. Ana Doralina também falou da importância de conhecer as inovações tecnológicas ligadas à classe, como o melhoramento genético e a evolução da raça ao longo dos anos, e mostrou os principais selos como a Carne Angus Certificada, o Selo Angus Gold e o Selo Angus Sustentabilidade, que avalia rastreabilidade, bem-estar animal, sanidade, biossegurança, entre outros índices. Participou também o gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos, Ricardo Abreu, que apresentou os principais números da classe no Brasil com destaque para a comercialização de touros.
- OS DESAFIOS DA INTENSIFICAÇÃO DA PECUÁRIA BRASILEIRA
No sexto e último painel do dia, Os Desafios da Intensificação da Pecuária Brasileira, o Diretor-presidente da Agrindus S/A, Roberto Jank – mais uma organização associada ao GTPS – apresentou resultados dos produtos da companhia com foco na padronização em processos e na melhoria contínua. Grande destaque também para as técnicas financeiras apresentadas, utilizando o hedge entre a cultura de laranja e a pecuária de leite.
O Fórum Brasil Pecuária 2022 foi marcado pela grande participação dos associados do GTPS, que trouxeram um panorama positivo em relação ao caminho que a sustentabilidade na pecuária nacional tem percorrido. No entanto, eles também mostraram ainda existem passos muito importantes a serem tomados nos próximos anos reunindo todos os elos da cadeia de forma positiva e de grande impacto.
Texto elaborado pela equipe técnica do GTPS, referente ao Fórum Pecuária Brasil, realizado no dia 14 de julho em São Paulo (SP).