A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) está participando ativamente da Conferência Global de Pecuária Sustentável, que teve início no último dia 30 de setembro e prossegue até 05 de outubro, em Punta del Este, no Uruguai. Como membro do conselho diretor da iniciativa global, a Abiec se une a outras entidades para discutir a sustentabilidade na pecuária mundial. A participação da associação tem como objetivo destacar a posição do setor em temas como desmatamento e emissões, assim como os avanços no debate sobre rastreabilidade no país. A participação no evento integra o pilar da Sustentabilidade no projeto Brazilian Beef, fruto da parceria da Abiec com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para promoção da carne brasileira no mercado mundial.
Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da Abiec e representante da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, está presente no evento. Ele apresentará os avanços da Mesa Brasileira, incluindo a construção da proposta de uma política pública para a rastreabilidade, entregue ao Governo Federal, em março passado, enfatizando o compromisso do Brasil com práticas sustentáveis. “Queremos demonstrar a evolução do setor no país, especialmente em relação ao controle socioambiental e à rastreabilidade”, afirma Sampaio.
A Conferência Global de Pecuária Sustentável é um evento bianual promovido pelo GRSB, a Mesa Global de Pecuária Sustentável, que reúne diversos stakeholders da cadeia produtiva para fomentar práticas sustentáveis, abordando temas como bem-estar animal, preservação ambiental e questões sociais.
Conselho
A Abiec é parte do conselho do GRSB, assim como da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável. O GRSB conecta 12 iniciativas de mesas regionais na América do Sul e do Norte, África, Oceania e Europa. “Muitas das soluções que debatemos devem ser construídas e implementadas em colaboração entre os diferentes elos da cadeia, incluindo produtores, indústrias, setor financeiro, sociedade civil, insumos, varejo e serviços. É fundamental que o produtor rural esteja no centro dessas soluções. As Mesas têm o papel de fomentar o debate em busca de consensos e propostas para o avanço do setor”, completa.
De acordo com o diretor da Abiec, a pecuária desempenha um papel essencial na garantia da segurança alimentar global e no enfrentamento da crise climática. A recuperação de pastagens e áreas degradadas, o aumento da eficiência na produção, a implementação de sistemas integrados e melhorias em nutrição, saúde e bem-estar são aspectos fundamentais para assegurar um impacto positivo da pecuária diante desse cenário. “No entanto, é vital discutir métricas e sistemas de rastreabilidade e verificação que possibilitem reportar a evolução do setor”, afirma.
Segundo Sampaio, o Brasil tem peso neste debate. Como maior exportador global de carne bovina, a capacidade de reportar a evolução do setor é essencial para a construção da imagem e o acesso a novos mercados.
“Na conferência, vamos abordar a proposta de uma política pública de rastreabilidade no âmbito da Mesa Brasileira, que contou com a contribuição efetiva da Abiec. Este é um exemplo de sucesso de construção colaborativa entre diferentes elos, mostrando a importância do tema para o país”, explica. Além disso, o diretor de sustentabilidade da Abiec acredita que o Brasil tem todas as condições para liderar uma transformação positiva nos sistemas alimentares, sendo a pecuária uma parte importante dessa mudança. “Com um Código Florestal e uma agropecuária de baixo carbono, o Brasil se destaca mundialmente, apresentando menores emissões por kg de proteína produzida”, conclui.
Sobre a ABIEC
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Fonte: ABIEC