A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) iniciou 2025 com o foco renovado nos Grupos de Trabalho (GTs), que atuarão estrategicamente em quatro grandes temas: rastreabilidade, clima, bem-estar animal e uso da terra. Por meio desses grupos, a MBPS busca avançar em soluções que atendam às demandas do setor, promovendo inovação, sustentabilidade e alinhamento com as exigências do mercado e da sociedade. Além disso, os insumos gerados nos GTs contribuirão para o desenvolvimento de documentos e entregas estratégicas para a COP30, reforçando o compromisso da entidade com o avanço sustentável da pecuária brasileira em âmbito global.
Os trabalhos dos grupos já começaram! Eles demonstram, de forma unificada, como os debates técnicos se transformam em ações concretas e estratégicas que impulsionam a sustentabilidade da pecuária. Cada grupo, com seu foco específico, irá gerar seu impacto.
- Rastreabilidade: o objetivo central é fomentar a rastreabilidade individual com conformidade socioambiental e acelerar a adesão ao sistema nacional de rastreabilidade de forma inclusiva.
- Clima: o foco é posicionar a pecuária como parte da solução climática, promovendo boas práticas e contribuindo para o alcance de metas ambientais e climáticas globais.
- Bem-Estar Animal: o objetivo é promover a adoção de boas práticas de bem-estar animal e alternativas sustentáveis de produção na pecuária.
- GT de Terra: visa fortalecer a reinserção de produtores à cadeia, capacitando produtores e integrando ações para conformidade socioambiental.
Beatriz Pressi, coordenadora dos GTs da MBPS, destaca que os grupos não atuarão de forma isolada este ano. “Há uma forte conexão entre as temáticas, e buscamos alinhar entregas para garantir abordagens complementares e integradas. Por exemplo, o GT de Rastreabilidade e o GT de Terra têm sinergias importantes no que diz respeito à regularização ambiental e reinserção de produtores na cadeia. Esse alinhamento fortalece ainda mais as soluções que estamos construindo para o setor.”
Fundamentais para impulsionar transformações no setor, os GTs garantem debates que tragam soluções viáveis e inclusivas, permitindo avanços concretos na sustentabilidade da pecuária brasileira. “Nosso compromisso para 2025 é fortalecer a participação dos associados e ampliar o impacto das ações dos GTs. A Mesa seguirá promovendo diálogos construtivos e soluções colaborativas para garantir uma pecuária cada vez mais sustentável e competitiva,” reforça Michelle Borges, gerente executiva da MBPS.
Os Grupos de Trabalho da Mesa Brasileira desempenham um papel estratégico no avanço da sustentabilidade na pecuária brasileira. Com um plano robusto para 2025, a MBPS reafirma seu compromisso em liderar discussões técnicas e práticas que impulsionam a competitividade e a sustentabilidade do setor.