A Fazenda São Clemente, localizada em São José dos Campos (SP), foi retratada no quadro Sustentabilidade na Prática do Planeta Campo. A indicação da propriedade foi feita pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, em parceria com a organização associada Inttegra, responsável pelo programa Fazenda Nota 10.
Desde 2018, a São Clemente vem transformando sua produção pecuária a partir da gestão de dados e indicadores de desempenho, que orientam decisões estratégicas para conciliar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Hoje, todos os processos da fazenda são monitorados, com mais de 300 indicadores produtivos, financeiros e ambientais que guiam o manejo.
O resultado desse trabalho tem sido expressivo: a fazenda passou de R$ 146 líquidos por hectare para mais de R$ 850 na safra 2023/24, ficando entre as 30% mais rentáveis do programa. Além disso, investe em melhoramento genético, bem-estar animal, eficiência no uso de pastagens e iniciativas ambientais, como o uso de resíduos da construção civil na correção de solo e projetos para adoção de energia solar.
A Fazenda São Clemente também assumiu o compromisso de se tornar carbono neutro até 2030, alinhando-se às metas globais de mudanças climáticas.
A Mesa Brasileira sempre procura incentivar e acompanhar os movimentos no cenário nacional quanto aos avanços da pecuária sustentável nas mais diversas regiões do País e, reforça sua missão de promover a pecuária sustentável no Brasil e sua visão de ser a voz do Brasil para o mundo de que é possível produzir carne no nosso país com manutenção da biodiversidade.
Clique aqui e conheça mais sobre a Fazenda São Clemente.
Assista abaixo à matéria completa: