No dia 30 de setembro, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participou da Oficina sobre Agricultura e Pecuária de Baixo Carbono e Sistemas Alimentares Sustentáveis, promovida pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Fazenda, da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Casa Civil. O encontro, realizado na FGV EAESP, em São Paulo, faz parte da construção da Estratégia Transversal de Meios de Implementação do Plano Clima.
O tema central das discussões foi a elaboração de possíveis estratégias de atuação relacionadas aos instrumentos financeiros necessários para viabilizar uma agricultura e pecuária de baixo carbono no Brasil. Após apresentações iniciais, os participantes foram divididos em grupos para debater caminhos e soluções, com destaque para a necessidade de revisão de estruturas fundamentais que permitam o avanço de políticas e programas voltados à transição sustentável.
Entre os principais pontos levantados, esteve o papel estratégico do investimento em assistência técnica, especialmente aos pequenos produtores, e pesquisa e inovação, considerando as particularidades de cada bioma brasileiro. A transparência de dados e informações e a construção de metodologias mais adequadas também foram indicadas como prioridades para fortalecer a implementação de políticas públicas eficazes.
Representando a Mesa Brasileira, a gerente executiva, Michelle Borges, destacou a importância da presença da entidade nesses espaços de construção coletiva. “Participar desses debates é essencial para garantirmos que a voz da pecuária sustentável esteja presente na formulação de políticas públicas e estratégias que vão moldar o futuro do setor. A Mesa trabalha justamente para conectar os diferentes elos da cadeia e contribuir com soluções que sejam inclusivas, viáveis e alinhadas à realidade do campo brasileiro”, afirmou.