A Beckhauser, indústria referência em equipamentos para manejo e contenção bovina, foi oficialmente anunciada como a primeira empresa âncora do parque e incubadora tecnológica MaringaTech. A assinatura do contrato ocorreu durante a cerimônia de encerramento da Inovaweek Maringá 2025, evento que movimenta a cidade ao longo de uma semana com foco em inovação, tecnologia e empreendedorismo.
Com um investimento inicial previsto em R$ 1,5 milhão, a empresa dá início à implantação do BeckLab, seu novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026. O projeto representa um novo capítulo na estratégia de inovação da Beckhauser, com foco em ambientes colaborativos, integração com o ecossistema regional e inovação aberta. O laboratório será voltado ao desenvolvimento e validação de novos produtos, ao fortalecimento da cultura de inovação dentro da empresa, ao apoio à transformação digital do setor agropecuário e à conexão direta com startups, universidades e centros de pesquisa.
“Esse projeto nasce do nosso desejo de dar um passo importante em direção ao futuro. Valorizamos profundamente tudo o que nos trouxe até aqui, e entendemos que é hora de explorar novas formas de inovar, seguindo no caminho de transição do modelo de inovação fechada para a aberta, fortalecendo ainda mais a colaboração, que é um dos nossos valores.”, afirma a CEO da empresa, Mariana Beckheuser.
Segundo ela, o MaringaTech foi escolhido por reunir uma combinação estratégica de fatores: além de estar na mesma cidade onde se encontra a sede da empresa hoje, o que se conecta também com um compromisso com a contribuição para o movimento local de inovação, ter um forte vínculo com a academia – afinal, a Incubadora nasceu dentro da Universidade Estadual de Maringá –, e ambiente de startups em expansão, o Parque tem uma vocação industrial e uma visão de futuro bastante alinhada à busca da Beckhauser, tendo e dentre seus vieses estratégicos agro, saúde e indústria limpa.
O BeckLab também simboliza os 55 anos de trajetória da Beckhauser, celebrados em 2025. A empresa, que se consolidou como referência em soluções voltadas ao bem-estar animal, ambiental e humano, automação inteligente e inclusão produtiva de pequenos e médios produtores, agora dá um passo em direção ao futuro da inovação industrial e agropecuária. O laboratório surge como um elo entre a engenharia da fábrica e os desafios ainda invisíveis no horizonte do setor.
Um novo passo para a pecuária brasileira
Para o coordenador do projeto, Tiago Beckheuser, o BeckLab tem muito a ver com a estratégia atual da companhia e com o desejo genuíno de mudanças. “É quase como inovar no próprio jeito de inovar. Uma vez que, até hoje, a inovação acontecia integrada à engenharia, dentro da fábrica. Com o BeckLab, criamos um espaço exclusivo para pensar e experimentar o novo, um lugar onde equipes interdisciplinares poderão imaginar o que ainda não existe. Uniremos design, engenharia e conhecimento de campo com pessoas da casa e novos talentos, para que o legado da empresa dialogue diretamente com o futuro que queremos construir”, reforça.
Neste cenário, para a Beckhauser, se tornar empresa âncora do Parque Tecnológico é mais do que uma conquista estratégica, é um posicionamento em relação ao papel que a companhia quer desempenhar no setor e na sociedade.
“Acreditamos que a inovação precisa ser compartilhada. Estar dentro de um ecossistema pulsante como o do MaringaTech nos convida a aprender, a colaborar e a inspirar. E esse é justamente o espírito que queremos levar para os próximos 55 anos da Beckhauser: seguir pioneiros, cada vez mais conectados com o coletivo, com o futuro e com o propósito de transformar a cadeia produtiva por meio da tecnologia, de forma humanizada, inteligente e sustentável – ou melhor, regenerativa”, conclui Tiago.
Sobre a Beckhauser
A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: www.beckhauser.com.br.