Em 2015, o GTPS criou a ferramenta Mapa de Iniciativas em Pecuária Sustentável, e, este ano em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), desenvolveu uma metodologia para captação de mais iniciativas e ampliação da base de dados.
O Mapa se propõe a ser uma referência sobre pecuária sustentável no Brasil. Essa base de dados servirá como benchmarking para a replicação de iniciativas, prover transparência às partes interessadas, dar visibilidade às ações, bem como aos realizadores delas; e, ainda, ser base de argumentação para demonstrar ao mercado interno e externo que a pecuária brasileira é protagonista na promoção da sustentabilidade. Por fim, deve oferecer a investidores e financiadores orientação para investimentos nessas ações.
Durante o segundo bloco do Seminário, foram apresentadas algumas soluções inovadoras para pecuária sustentável.
Na ocasião, o convidado Pedro Chamochumbi, da AnimalsHub, falou sobre inovações abertas na agropecuária, sua função de integrar tecnologia em ambiente digital para o campo, e o desafio em inovar.
“É preciso impulsionar a pesquisa na agropecuária e na ciência dos alimentos, pois não existe inovação sem sustentabilidade”, disse. Já Tiago Albertini, Diretor da @Tech, empresa de software para pecuária de precisão, contou sobre o case Beef Trader: plataforma inteligente de negociação entre o produtor e a indústria frigorífica.
Assista aos vídeos abaixo: