No dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, Ana Doralina Menezes, eleita presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e gerente da Associação Brasileira de Angus, participou do 3º Fórum Futuro do Agro, em São Paulo, realizado pela Globo Rural em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).
Ana Doralina participou do painel O Novo Normal: Desafios da Agropecuária Diante da Emergência Climática no Rio Grande do Sul, que foi mediado por Camila Souza Ramos, editora-assistente da Globo Rural, e contou com a participação de Antônio da Luz, economista-chefe da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Marcio Madalena, secretário-adjunto de Agricultura do Rio Grande do Sul; Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade da Marfrig/BRF; e Vamiré Luiz Sens Junior, gerente de Sustentabilidade da Seara/JBS.
Este painel abordou o novo normal da agropecuária no contexto pós-fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que acarretaram prejuízos bilionários ao agronegócio local. Explorou também as oportunidades para o setor desenvolver melhores práticas visando um futuro mais sustentável.
“É essencial que todos na cadeia produtiva compartilhem conhecimento sobre práticas sustentáveis com os produtores rurais, capacitando-os e promovendo mudanças efetivas frente às mudanças climáticas. Este esforço demanda cooperação entre academia, setor público e privado para fornecer informações, ferramentas e apoio aos produtores, visando à conservação do ambiente. Essa conscientização não se limita aos produtores, mas também à população urbana, cujo papel se interliga com o dos produtores rurais, reconhecendo seu trabalho e contribuição para um futuro sustentável,” comentou Ana Doralina.
Ana Doralina finalizou sua participação reforçando a importância de reconhecer o esforço dos produtores rurais gaúchos na busca pela sustentabilidade. “Evoluir é necessário, mas não podemos culpar apenas esses produtores pelos desafios enfrentados. Eles são fundamentais para a manutenção da atividade rural e merecem apoio do governo para reconstruir suas vidas após os impactos das fortes chuvas. Como produtora rural na região enfrento desafios reais, como o excesso de chuvas, que afetam até mesmo áreas de proteção ambiental. Essa realidade destaca a necessidade urgente de apoio e solidariedade para a reconstrução do Rio Grande do Sul.”
Além dos executivos já citados, também participaram do evento outros executivos de organizações associadas da Mesa Brasileira, dentre eles: Ricardo Andrade (CICB), Marina Piatto (Imaflora) e Fabio Dias (JBS).
O evento reuniu especialistas, produtores rurais, indústrias, bancos e entidades representativas para discutir as perspectivas do comércio agropecuário brasileiro em um ambiente internacional cada vez mais exigente em 3 painéis: 1) O Agro na União Europeia: Rastreabilidade e Redução de Emissões; 2) O Agro na China: Perspectivas de Cooperação na Jornada em Direção à Sustentabilidade; e 3) O Novo Normal: Desafios da Agropecuária Diante da Emergência Climática no Rio Grande do Sul.
Clique aqui e confira todos os debates do evento.
Assista abaixo o 3º painel na íntegra.