São Paulo, 24 de abril – Ontem (23), durante Assembleia Geral Ordinária, foram eleitos por unanimidade os representantes da próxima Comissão Executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável. Também foram eleitos os representantes do Conselho Fiscal e renovada metade dos representantes do Conselho Diretor.
Pela segunda vez na história da Mesa Brasileira, uma mulher assumirá a presidência: Ana Doralina Alves Menezes, gerente nacional do programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus (ABA). A vice-presidência ficará com Lisandro Inakake de Souza, gerente de projetos do Imaflora, e a tesouraria com Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes).
“Vamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pela Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, trazendo reconhecimento para a cadeia da carne brasileira. Buscaremos uma pecuária cada vez mais sustentável, mensurável e valorizada, tanto em termos ambientais quanto sociais. E a transparência é fundamental nesse processo, criando valor e vantagens competitivas para toda a cadeia, através da visibilidade e reconhecimento do nosso compromisso com a evolução sustentável,” comentou Ana Doralina.
Médica Veterinária, especialista em Gestão em Agronegócios e Produção, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana começou a atuar na ABA em 2003, desde o início do Programa Carne Angus Certificada, e em 2019 assumiu o cargo de Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada. É produtora rural no Rio Grande do Sul, indicada pela revista Forbes como uma das 100 Mulheres mais poderosas do Agro.
Todos os membros eleitos tomarão posse em 02 de julho de 2024. Até lá, a atual Comissão Executiva, composta pelo presidente – João Schimansky Netto – e o vice-presidente – Fernando Sampaio, trabalhará juntos na transição. “O objetivo nestes próximos dois meses é criar um grupo entre os membros eleitos e os da atual Comissão Executiva para trabalharmos juntos na transição e em um planejamento de melhorias para que a Mesa Brasileira possa continuar evoluindo na promoção do desenvolvimento da pecuária sustentável, sendo a voz do Brasil para o mundo”, comentou João Netto, presidente da Mesa Brasileira.
Confira todos os representantes eleitos:
COMISSÃO EXECUTIVA
Presidente: Ana Doralina Alves Menezes (ABA)
Vice-presidente: Lisandro Inakake de Souza (Imaflora)
1º Suplente: Delair Bolis (MSD)
2º Suplente: Stefannie Leffler (Agrotools)
Tesoureiro: Fernando Sampaio (ABIEC)
3º Suplente: Taciano Custódio (Rabobank)
CONSELHO FISCAL
Presidência: Aécio Flores (ABCAR)
Titular: Evandro Poleze (Zoetis)
1º suplente: Ruy Fachini Filho (Fazenda Gabinete)
2º suplente: Christopher Wells (Santander)
CONSELHO DIRETOR
Produtores
João Paulo Franco (CNA) até 2026
Eduardo Cruzetta (ABPO) até 2025
Suplente: Roberto Zilo (SRB) até 2025
Sociedade Civil
Francisco Beduschi (NWF) até 2026
Francisco Fonseca (TNC) até 2025
Suplente: Eduardo Caldas (TFA) até 2026
Indústrias
Ricardo Andrade (CICB) até 2026
Maíra Matias (JBS) até 2025
Suplente: Leonel Almeida (Marfrig) até 2026
Varejo e Restaurantes
João Schimansky Netto (Norvida) até 2026
Marie Tarrisse (Arcos Dorados) até 2025
Suplente: Renata Castiglione (GPA) até 2025
Insumos
Delair Bolis (MSD) até 2026
Renata Fernandes (Elanco) até 2025
Suplente: Marcelo Ferreira (Ceva) até 2025
Instituições Financeiras
Taciano Custódio (Rabobank) até 2026
Christopher Wells (Santander) até 2025
Suplente: Carlos Tuma (Banco do Brasil) até 2025
Serviços
Rafaela Verdi (Inttegra) até 2026
Helen Estima (SIA) até 2025
Suplente: Steffanie Leffler (Agrotools) até 2026
Sobre a Mesa Brasileira
A Mesa Brasileira reúne todos os elos da cadeia de produção de carne bovina com um objetivo comum: promover a sustentabilidade na pecuária. São quase 70 organizações associadas nas categorias: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, frigoríficos e indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil, que somam forças, agregam diferentes pontos de vista, trazem experiências e alinham conceitos sobre temas relevantes e que estão em alta no cenário da pecuária para impulsionar a afirmativa de que é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade. Conheça a Mesa Brasileira em www.pecuariasustavel.org.br.