No dia 16 de agosto, a presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Ana Doralina Menezes, participou do programa Agrofronteira, transmitido pela Rádio São Miguel AM 880, que abordou a sustentabilidade da bovinocultura de corte, trazendo reflexões sobre os desafios e as oportunidades da atividade no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.
Ana Doralina destacou a relevância de trazer o Fórum da Pecuária Sustentável para o Rio Grande do Sul, ressaltando que a iniciativa valoriza as particularidades regionais, promove o diálogo entre os diferentes elos da cadeia da carne bovina e reforça o papel da comunicação na construção de uma pecuária mais sustentável.
Os convidados destacaram temas como a importância das pastagens bem manejadas, a integração lavoura-pecuária, a recuperação de áreas degradadas, o papel das métricas de carbono para embasar políticas públicas e a necessidade de estratégias regionais diante das diferenças entre biomas. O debate ressaltou também como a intensificação sustentável pode garantir maior produtividade, menor impacto ambiental e competitividade no mercado global de carnes.
O programa também contou com a presença de Davi Teixeira, diretor geral, da SIA Brasil, organização associada da Mesa Brasileira, e Guilherme Cunha Malafaia, administrador coordenador do CiCarne Embrapa.
Assista abaixo a entrevista completa.