A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, em articulação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Mesa Global para Carne Sustentável (GRSB), contribuiu com a construção do Plano de Ação Global (GAP) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a Transformação Sustentável da Pecuária.
A contribuição brasileira foi enviada em abril de 2025 e reflete os avanços, prioridades e desafios da pecuária nacional na busca por maior produtividade com responsabilidade ambiental, bem-estar animal e inclusão social. As sugestões foram incorporadas ao processo de revisão do plano, que deverá orientar políticas públicas e ações estratégicas de países-membros da FAO.
“A participação da Mesa Brasileira neste processo internacional reforça o compromisso do Brasil em liderar, com base técnica e diálogo multissetorial, a construção de soluções globais para uma pecuária mais sustentável. Levamos a perspectiva de quem está na prática, conectando campo, indústria, varejo e sociedade civil”, destaca Michelle Borges, gerente executiva.
O Plano de Ação Global da FAO será um instrumento voluntário que servirá de referência para que os países elaborem ou aperfeiçoem seus próprios planos nacionais. A atuação da Mesa Brasileira evidencia a missão e visão da entidade de ser a voz da pecuária sustentável do Brasil para o mundo, contribuindo para debates emergentes e decisões globais com base na realidade brasileira.
Clique aqui e conheça mais sobre a Agenda Global para Pecuária Sustentável da FAO (GASL).