Hoje, 21 de janeiro, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participou do webinar Avanços e Lições para a Implementação da EUDR nos Países do Mercosul, organizado pela Fundação Solidaridad, Tropical Forest Alliance e Proforest. O evento debateu os resultados do Projeto SAFE, integrante da Iniciativa Team Europe sobre Cadeias de Valor Livres de Desmatamento, financiada principalmente pela União Europeia, Alemanha, Países Baixos e França, além de outros Estados-membros da UE.
Ao longo de 2024 e 2025, a Mesa realizou seis Diálogos Inclusivos para discutir os impactos e os caminhos de implementação da EUDR na cadeia da carne no Brasil. Mais do que abordar uma regulação específica, os encontros promoveram um espaço qualificado de escuta e construção coletiva entre os diferentes elos da cadeia, reunindo mais de 500 participantes e consolidando aprendizados que hoje contribuem para orientar o setor.
Os diálogos evidenciaram uma evolução clara do debate, que avançou da percepção inicial de risco e incerteza para uma abordagem mais estratégica, reconhecendo a regulação europeia como um sinal de mercado e uma oportunidade para fortalecer a gestão, a rastreabilidade e a competitividade da pecuária brasileira.
A Mesa Brasileira seguirá aprofundando o diálogo multissetorial e avançando na construção de soluções práticas, com foco na rastreabilidade individual como ferramenta de gestão e acesso a mercados, na integração de dados entre iniciativas públicas e privadas e na ampliação de mecanismos de apoio à inclusão e requalificação de produtores. A entidade também reforçará esforços de comunicação e assistência técnica, buscando traduzir o tema de forma mais acessível e conectada à realidade do campo.
“Os diálogos reforçaram que a EUDR pode ser encarado como uma oportunidade para a pecuária brasileira avançar em eficiência, gestão e acesso a mercados. A rastreabilidade é um eixo central desse processo, desde que construída de forma integrada e inclusiva, com comunicação clara, assistência técnica e apoio aos produtores, especialmente os pequenos e médios”, afirma Michelle Borges, gerente executiva e representante da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável no webinar.
Todos os Diálogos Inclusivos estão disponíveis no canal do YouTube da MBPS:
- Oportunidades e Soluções para o Produtor Atender ao EUDR
- Desafios da cadeia de valor da pecuária para atender ao EUDR
- Fórum da Pecuária Sustentável 2024
- EUDR e Rastreabilidade: Impactos e caminhos para a pecuária brasileira
- Sustentabilidade na Pecuária: como produzir mais e melhor frente às novas exigências do mercado internacional
- O Futuro do Mercado para o Produtor Rural: Impactos Econômicos de Exigências Globais






