Rastreabilidade da matéria-prima é o tema central da indústria do couro em todo o mundo. No Brasil, essa pauta será amplamente discutida no próximo dia 13 de março, a partir das 14h, na feira Fimec, em Novo Hamburgo (RS). Será durante o Fórum CICB de Sustentabilidade, que terá palestras e painéis reunindo os principais agentes de projetos e exemplos já concretizados na cadeia do couro e da carne, com o tema Elos para a Rastreabilidade. Inscrições sem custo aqui.
Realização do Fórum CICB de Sustentabilidade: projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Patrocinadores Gold: IDH, Minerva Leather e Abrameq com BKS, Master, NBN e Michelon. Patrocinadores Silver: Midori Auto Leather, Sincurt e Viposa e Vancouros. Apoio: Euro-América. O evento terá tradução simultânea em inglês. Para participar do Fórum, é necessário também fazer o credenciamento para a Fimec, acesse aqui.
A primeira palestra vai mostrar um panorama da sustentabilidade na cadeia do couro no Brasil e será proferida por Ricardo Andrade, assessor técnico e de sustentabilidade do CICB. Em seguida, Minerva Leather vai mostrar a sua jornada de entrega de couros 100% rastreados. Será com a palestra de Otávio Klein, gerente executivo da Minerva Leather.
O governo federal estará presente em dois painéis, compartilhando seus projetos e prognósticos no campo da rastreabilidade bovina. Um dos painelistas é Bruno Meireles Leite, Coordenador Geral de Produção Animal da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) estarão no painel final, junto com os participantes do Governo Federal. Abiec estará representada por Fernando Sampaio (Diretor de Sustentabilidade) e Francisco Pugliese de Castro (presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte). O painel final terá perguntas da audiência.
Também no fórum, a Abrameq vai compartilhar Uma Proposta para Extensão da Rastreabilidade do Animal para o Couro a partir da NBR 15006. O IDH – uma instituição privada que trabalha com produtores, empresas, financiadores, governos e sociedade civil para promover o comércio sustentável nas cadeias de valor globais – vai apresentar um filme institucional com suas ações, projetos e objetivos.
Ocorrendo desde 2012, o Fórum é um tradicional núcleo para atualização, troca de ideias e relacionamento no setor de couros. Reúne públicos como técnicos de curtumes, diretores, compradores, clientes das indústrias calçadista, de móveis e automóveis, imprensa e fornecedores do setor. Esse é o segundo ano de realização durante Fimec, no segundo dia da feira, que é uma referência em negócios e promoção de grandes inovações para quem atua na indústria.
Serviço
Fórum CICB de Sustentabilidade
Dia 13 de março de 2024
A partir das 13h30 check in
Local: 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Em Novo Hamburgo (RS), presencialmente
Inscrições aqui https://cicb.org.br/forum2024
Credenciamento gratuito para a Fimec: https://www.fimec.com.br/
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
SOBRE A APEXBRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Foto: Divulgação/CICB