A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável marcou presença na Expointer 2025, levando a pauta da sustentabilidade a diferentes arenas de debate e diálogo.
Projeto Mulherada da Pecuária
No dia 1 de setembro, na Casa da MSD Saúde Animal, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável marcou presença no evento Projeto Mulherada da Pecuária, que reuniu mulheres que atuam em diferentes áreas da cadeia da pecuária, que debateram sobre os desafios, as conquistas e o papel estratégico da liderança feminina no setor.
Ana Doralina Menezes, presidente da Mesa Brasileira, participou da conversa, onde reforçou a importância da representatividade e do engajamento feminino na construção de uma pecuária cada vez mais sustentável.
Transmitido também ao vivo pelo YouTube, o bate-papo trouxe histórias inspiradoras e destacou como a atuação das mulheres vem transformando o campo, conectando inovação, cuidado com os animais, visão de futuro e sustentabilidade.
Assista abaixo a conversa na íntegra.
Pecuária Sustentável: o Pampa que alimenta e conserva
No dia 2 de setembro, a Mesa Brasileira também participou do painel “Pecuária Sustentável: o Pampa que alimenta e conserva”, realizado na Arena do Estande do Governo do RS, no Pavilhão Internacional.

Ana Doralina integrou a discussão sobre o papel da pecuária na conservação do bioma Pampa, destacando como práticas sustentáveis na produção de carne podem simultaneamente garantir rendimento econômico e preservar recursos naturais.
O painel trouxe uma reflexão sobre o equilíbrio entre produção e conservação, ressaltando a importância de tecnologias, manejo eficiente e estratégias de bem-estar animal para aumentar a produtividade sem comprometer o meio ambiente.
Mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos na matéria do Correio do Povo.
Fórum da Pecuária Sustentável
No dia 3 de setembro, foi realizada a 5ª edição do Fórum da Pecuária Sustentável. Dividido em dois momentos, o evento trouxe trocas, aprendizados e integração, em que especialistas e representantes de diferentes elos da cadeia trouxeram visões práticas sobre a pecuária sustentável no sul do País, recuperação de pastagens degradadas e pecuária regenerativa, e rastreabilidade bovina e mercados.

O evento também contou com a primeira edição do Hub de Soluções da Mesa Brasileira, que destacou soluções sustentáveis de organizações associadas, seguido por Business Coffee, promovendo networking e troca de experiências entre os presentes.
Promovido em parceria com a SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios e Gallagher Brasil, contou ainda com o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Farsul, Elanco, MSD Saúde Animal e Minerva Foods.
Clique aqui e confira todos os detalhes do evento.
Campo em Debate: Mulheres no comando do agronegócio
No dia 4 de setembro, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável também esteve presente no “Campo em Debate: Mulheres no comando do agronegócio”, realizado na Casa RBS.

Ana Doralina Menezes integrou a conversa que destacou a liderança feminina no setor agropecuário, trazendo experiências e exemplos de como mulheres estão impulsionando inovação, sustentabilidade e eficiência na pecuária brasileira.
O debate, transmitido ao vivo pelo YouTube, ressaltou o papel estratégico das mulheres na construção de uma pecuária moderna e sustentável, conectando gestão, tecnologia, bem-estar animal e responsabilidade ambiental.
Assista abaixo ao debate na íntegra.
A participação da Mesa Brasileira na Expointer 2025 reforça seu compromisso com a pecuária sustentável, dando voz à diversidade, conectando diferentes atores e promovendo debates que aproximam a produção sustentável das tendências globais, ao mesmo tempo em que evidencia que é possível produzir alimentos de qualidade preservando a biodiversidade. “Por meio da promoção de diálogos regionais e da integração de perspectivas de todo o país, contribuímos para a pecuária sustentável conectada e preparada para o futuro,” afirmou Ana Doralina Menezes.