Principal evento de debate e conhecimento da indústria do couro no Brasil, o fórum ocorrerá no dia 4 de março, no turno da tarde, dentro da feira Fimec, em Novo Hamburgo (RS). Inscrições serão abertas em breve e não terão custo. Tradução simultânea inglês / português estará disponível.
A realização é o projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Patrocinadores Gold: Minerva Leather, Abrameq (com Bremm Peck, NBN, Michelon e BKS), Hidexe com Bauce, GER e Muno. Silver: Viposa com Vancouros, Sincurt e Tecnpiel.
A programação do fórum traz exemplos práticos do uso de inteligência artificial na cadeia do couro e conteúdo com projeções de diferentes tecnologias na operação e gestão de empresas. A palestra magna será proferida por Rafael Martins, com o tema Inteligência Artificial Engolindo o Mundo. Rafael é colunista de inovação e tecnologia no Grupo RBS e do MIT Sloan Review Brasil, CEO do Share, professor convidado em universidades como Coimbra (Lisboa), Mackenzie e ESPM.
Atualizando o setor sobre a evolução da sustentabilidade com novas tecnologias e ferramentas de monitoramento, Ricardo Andrade, assessor do CICB, irá proferir a palestra de abertura do Fórum. Na esfera especializada da indústria curtidora, representantes grandes empresas estão confirmados para compartilhar cases já testados de i.a. na prática. São eles: Ivens Domingos (Durlicouros), Cesar Dal Monte (GER) e Jo Gilet (Hidexe). Encerrando o fórum, um painel irá discutir o uso de inteligência artificial e o futuro trabalho com couro.
As inscrições serão limitadas, com divulgação nos canais de comunicação do CICB. Para participar do Fórum, é necessário também credenciamento junto à feira Fimec, em www.fimec.com.br.
Serviço:
Fórum CICB de Sustentabilidade 2026
Data: 4 de março (quarta-feira, no segundo dia da feira Fimec)
Local: Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, durante a feira Fimec
Inscrições sem custo em: em breve, nos canais de comunicação do CICB
Credenciamento para a Fimec: www.fimec.com.br
Palestras:
Desenvolvimento e evolução da sustentabilidade na cadeia do couro no Brasil
Ricardo Andrade – CICB
Inteligência Artificial engolindo o mundo
Rafael Martins – Share
Soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial para a indústria do couro
Jo Gilet – Hidexe
Impacto do uso de tecnologia nos avanços ESG da Durlicouros
Ivens Teixeira Domingos – Durlicouros
Automação e eficiência na operação do curtume
Cesare Dal Monte – GER
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Sobre a ApexBrasil: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CICB – O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.
Fonte: Ascom CICB





