“Um ano de perdas incalculáveis: de vidas, de lucro, de desenvolvimento, de tantas coisas. Mas também um ano para repensar nossas estratégias, assumir que algumas estavam ultrapassadas e redirecioná-las para ações mais eficientes e disruptivas”.
É com esta observação que o presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Caio Penido, inicia sua carta de abertura do Relatório de Resultados 2020.
Dividida em três grandes frentes: I) Força do engajamento, II) Centro de Inteligência e Referência em Pecuária Sustentável e III) Comunicação que transforma, a recém-lançada publicação traz um balanço bastante objetivo das principais atividades, iniciativas, realizações e conquistas do GTPS no último ano.
No tema engajamento, o destaque vai para os esforços de revisão do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), para que este seja reconhecido como uma ferramenta de fomento e apoio à produção sustentável. A divulgação, estruturação, ações, dinâmica de preenchimento, número de adesão de produtores rurais e os formatos de relatórios foram abordados no material.
Na frente de inteligência e referência em pecuária sustentável, chama atenção o trabalho do GTPS na constante composição de um repertório de qualidade e difusão de conhecimento coerente baseado em ciência sobre os temas correlatos à sustentabilidade na atividade, como pagamento por serviços ambientais, bem-estar animal e balanço de carbono na pecuária.
O Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável (MIPS), criado com o propósito de lançar luz e divulgar boas práticas no que tange a pecuária brasileira, é outra iniciativa do GTPS que foi revisada e atualizada ano passado.
Por fim, o capítulo de comunicação que transforma, mostra como a organização focou no discurso de marca, trabalhando a reputação e ampliação de imagem, deixando evidente a autoridade do GTPS no tema, abrindo portas para uma nova etapa na relação com seus diferentes stakeholders.
A construção do novo site, planejamento de redes sociais, campanhas de engajamento com associados, relacionamento com imprensa, organização de encontros e oficinas, participação em eventos e um robusto plano de comunicação fazem parte da estratégia de aproximação com novos públicos e expansão da audiência do GTPS.
O relatório ressalta também os avanços na área de governança. A implementação de um modelo seguro e transparente que elevou a produtividade com a migração de todos seus processos para ambientes virtuais, inclusive com a adoção, em definitivo, do trabalho remoto para todos os colaboradores, entregando uma substancial redução de custos à instituição.
É oportuno mencionar que em 2020, nove novos associados ingressaram no GTPS, maior crescimento anual desde 2013.
Confira o Relatório de Resultados 2020 do GTPS na íntegra, clicando aqui.