Edição especial mostra resultados positivos de práticas sustentáveis na pecuária
O tema central da segunda edição da Agrishow Experience 2022 foi a sustentabilidade na pecuária brasileira. A abordagem do assunto acontece justamente em um momento em que as práticas dentro da porteira que visam à redução das emissões de metano têm sido amplamente discutidas no mercado nacional e internacional.
Na palestra de abertura, Luiza Bruscato, gerente executiva do GTPS – Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, explicou como o conceito de sustentabilidade evoluiu nas últimas décadas e ganhou espaço em diversos setores produtivos, inclusive na pecuária.
Ela afirmou que o Brasil tem condições de avançar nessa agenda e ganhar cada vez mais destaque no mercado mundial com soluções de menor impacto ambiental na pecuária. “Nós queremos ser protagonistas e, sem dúvida, o Brasil tem total potencial para isso, e também capacidade de aumentarmos nossa produção de forma sustentável”, ressalta.
“O produtor tem uma série de práticas sustentáveis que ele pode realizar. Como, por exemplo, manejo das pastagens que ele tem na propriedade, evitar a degradação de pastagens, recuperar pastagens degradadas — isso tem um impacto absurdo na captura do carbono”, exemplifica Bruscato.
A gerente executiva do GTPS explicou, ainda, como a organização tem atuado, em conjunto com representantes da cadeia produtiva da pecuária, para desenvolver ações que busquem a implementação de práticas mais sustentáveis na produção.
Mais do que uma solução interna, pecuária sustentável é oportunidade de expansão no mercado internacional
Na palestra de abertura, Bruscato ainda falou das oportunidades de fortalecimento da pecuária brasileira no comércio internacional, mencionando que a agenda da sustentabilidade é parte das exigências de alguns mercados importadores de proteína animal. “Em algum momento, teremos que estar de fato organizados para atender essas agendas e conseguirmos expandir os nossos mercados”, pontua.
Assista abaixo a palestra na íntegra.
Fonte: Agrishow