Pará, 19 de fevereiro de 2020 – A JBS participa, em parceria com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Solidaridad Brasil, de iniciativa setorial inédita que busca fortalecer a sustentabilidade na cadeia pecuária bovina. Neste sentido, a JBS vai promover entre 19 e 21 de fevereiro, nos municípios de Novo Repartimento, Marabá e Itupiranga, no Pará, encontros com cerca de 150 pecuaristas para apresentar as facilidades e benefícios de uma nova ferramenta que irá medir e apontar as oportunidades de melhoria contínua em manejo e sustentabilidade das propriedades na região. A iniciativa foi desenvolvida pelo GTPS e será aplicada em parceria com a Solidaridad Brasil, organização internacional que atua no fomento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis.
Por tratar-se de uma atividade inédita, os pecuaristas receberão instruções de como preencher o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS) e poderão esclarecer dúvidas acerca da iniciativa. Os encontros serão ministrados pela coordenadora executiva do GTPS, Luiza Bruscato, e a engenheira agrônoma Stéphanie Ferreira, e contará com a participação de técnicos da Solidaridad em Novo Repartimento. Após o preenchimento dos dados, os pecuaristas poderão ter acesso ao relatório gerado pela ferramenta, possibilitando avaliar a situação de sua propriedade.
Além dos três municípios do Pará, a JBS prevê levar a iniciativa para Goiânia e Campo Grande – em calendário a ser definido. Ambas as cidades são prioritárias para a Companhia dada a grande quantidade de fornecedores em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com cerca de 230 mil colaboradores, em unidades de produção ou escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros – no Brasil são 130 mil colaboradores, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país.
No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras. São mais de 275 mil clientes atendidos em todo o mundo, de 190 nacionalidades. A Companhia também atua na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.
A Companhia conduz suas operações com foco na alta qualidade, na segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor. Por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados e dados públicos oficiais, a JBS monitora seus fornecedores de forma permanente. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
Sobre o GTPS
Criado em 2007, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) foi a primeira mesa redonda de discussão sobre questões relacionadas à cadeia de valor da pecuária. Composta por representantes de diferentes segmentos – incluindo produtores, indústria, fornecedores de insumos e serviços, bancos, organizações da sociedade civil, varejos e restaurantes, centros de pesquisa e universidades –, o objetivo do GTPS é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária por meio da articulação dos diferentes elos, disseminação de informações de qualidade e promoção da melhoria contínua em todos os processos relacionados ao setor.
Sobre a Solidaridad
A Solidaridad Brasil é uma organização internacional da sociedade civil que atua há mais de uma década no desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis na agropecuária. Busca acelerar a transição para uma produção inclusiva e de baixo carbono, contribuindo para a segurança alimentar e climática. Atualmente trabalha a sustentabilidade das cadeias de oito commodities: algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja. Globalmente, a Solidaridad conta com meio século de atuação em mais de 40 países. Promove parcerias e soluções inovadoras junto a governos, organizações, cooperativas e empresas nacionais e internacionais para apoiar produtoras e produtores rurais a produzir melhor. Sua missão é garantir a transição para uma economia inclusiva e sustentável, que maximize o benefício para as pessoas e o planeta.
Informações para a imprensa:
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br