A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) celebra com entusiasmo um marco muito importante para a pecuária sustentável: o lançamento do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), apresentado pelo ministro Carlos Fávaro, hoje (17), em cerimônia oficial.
Como única entidade multissetorial que representa toda a cadeia de valor da pecuária – dentro e fora da porteira –, a MBPS teve papel estratégico em todas as etapas de construção deste plano.
Lisandro Inakake, vice-presidente da MBPS e representante nas discussões, destaca: “Contribuir no desenvolvimento do Plano Nacional reforça a liderança da Mesa Brasileira em unir forças e promover debates fundamentais para a pecuária brasileira. Atuamos como uma voz ativa e representativa, garantindo que as demandas de todos os elos fossem contempladas e consolidando nosso papel como um espaço único de diálogo e construção de soluções para beneficiar todo o setor.”
Nos últimos dois anos, a Mesa Brasileira se dedicou intensamente na elaboração de uma proposta estruturada em seis pilares sanitários e dois socioambientais fundamentais, visando a criação e implementação de um sistema de rastreabilidade abrangente para o rebanho nacional. Essa proposta, apresentada ao MAPA em março, serviu como base para os debates conduzidos no Grupo de Trabalho (GT) de Rastreabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que atuou sob a gestão da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) entre junho e agosto.
“Este é um momento de celebração para todos nós da Mesa Brasileira, que trabalhamos intensamente nos últimos dois anos para elaborar uma proposta baseada em oito pilares para a criação e implementação de um sistema de rastreabilidade individual, que norteou os debates na SDA/MAPA, no qual tivemos participação ativa, e culminou no Plano. Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira está mais forte do que nunca”, afirma Aécio Flores, coordenador do GT de Rastreabilidade da MBPS e representante no GT do MAPA.
O plano apresentado pelo MAPA reflete diretamente o trabalho liderado pela MBPS e suas contribuições técnicas, ao incorporar os seis pilares sanitários* essenciais para viabilizar a rastreabilidade individual do rebanho brasileiro. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a sustentabilidade no setor, fortalecendo a transparência e a confiabilidade nos mercados nacional e internacional.
“A rastreabilidade era um ponto emergente, e chegarmos ao dia de hoje com a consolidação deste plano nos deixa muito realizados, pois significa que cumprimos nosso objetivo de promover uma pecuária mais sustentável, competitiva e alinhada às exigências do mercado e da sociedade. Além disso, marca o início de uma nova etapa com foco no fomento da rastreabilidade individual e o avanço da implementação do sistema nacional, fortalecendo a rastreabilidade como instrumento de valorização da pecuária sustentável e reafirmando nossa contribuição neste debate,” finaliza Ana Doralina Menezes, presidente da MBPS.
Conheça abaixo os seis pilares sanitários:
- Universalização da Numeração 076 (ISO Brasil – PGA), gerenciada pelo MAPA;
- Uso obrigatório da Numeração Oficial por todos os protocolos, públicos ou privados;
- Base de Dados Nacional Unificada;
- Integração da Guia de Trânsito Animal (GTA);
- Identificação antes da primeira movimentação do animal;
- Definição de Regras e Padronização para estabelecer um parâmetro básico de aplicação e, principalmente, as formas de reinserção de produtores não conformes na cadeia de fornecimento.
Confira mais imagens: