Direto de Baku, no Azerbaijão, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) reafirmou seu compromisso com a agenda climática global, reconhecendo o potencial da pecuária brasileira como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas.
Por meio do Posicionamento da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável sobre a ambição climática para a COP29: contribuições da pecuária Brasileira, a entidade, que representa mais de 60 organizações da cadeia de valor da pecuária, reforçou que a pecuária sustentável é uma aliada essencial na proteção de ecossistemas e no alcance das metas climáticas brasileiras estabelecidas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
Dentre os pontos abordados no documento, estão: a transição para uma pecuária sustentável como solução climática e de segurança alimentar, a tropicalização dos fatores de emissão e promoção de uma pecuária mais sustentável, a viabilização técnica, financeira e implementação de políticas de remuneração, a implementação do Código Florestal e regularização ambiental das propriedades, e rastreabilidade e monitoramento.
Durante a COP29, Fernando Sampaio, membro da Comissão Executiva da MBPS, junto com representantes de organizações associadas, como Marfrig, JBS, Imaflora e Amigos da Terra, entregou o posicionamento para atores-chave, dentre eles: Marcelo Morandi (Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa); Jorge Viana (Apex/Pavilhão do Brasil); Marcello Britto (Consórcio da Amazônia Legal); Bruno Brasil (MAPA); Marcelo Mena Carrasco (Methane Action Hub); Dr. Ibrahim do IICA (junto Camila Sousa da JBS); e Josefina Eisele (GRSB). Confira galeria de fotos abaixo.
Além destas entregas, Sampaio também concedeu entrevista para o Café no Fala Carlão sobre o papel da pecuária no clima, onde apresentou detalhes do posicionamento. Clique aqui e assista na íntegra.
A MBPS está disposta a colaborar com o governo brasileiro, o setor privado e a sociedade civil para consolidar o Brasil como líder global na pecuária sustentável. “A entrega do nosso posicionamento na COP29 foi fundamental para consolidar a relevância da pecuária sustentável na agenda climática global. Foi uma oportunidade estratégica para mostrar, com base em evidências e ações concretas, que o Brasil tem capacidade de liderar práticas produtivas que aliam eficiência, conservação e impacto positivo para o clima. Engajar atores-chave nesse diálogo fortalece o protagonismo da nossa cadeia de valor e reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável,” concluiu Fernando.
O posicionamento está disponível nas versões português e inglês. Baixe agora!