A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) está marcando presença na Conferência Global sobre Produção Sustentável de Carne Bovina 2024. O objetivo da participação da Mesa Brasileira é debater temas emergentes e promover a sustentabilidade da pecuária brasileira para o mundo.
No dia 30 de setembro, Fernando Sampaio representou a Mesa Brasileira durante a Grande Mesa Regional Internacional, onde cada uma das Mesas Regionais, dos cinco continentes, se apresentou formalmente, partilhando seus avanços e desafios para uma pecuária mais sustentável no Brasil e no mundo. Posteriormente, os participantes se reuniram em grupos de trabalho temáticos, onde debateram sobre práticas e compromissos para os principais temas emergentes: bem-estar e saúde animal, mudanças climáticas e mudança no uso da terra.
Fernando, diretor de sustentabilidade da ABIEC, também representou a MBPS no painel Comunicando cases de sucesso globais de carne sustentável, realizado no dia 01 de outubro, onde abordou sobre o case da rastreabilidade bovina da Mesa Brasileira; apresentando o desenvolvimento da proposta para uma política pública nacional de rastreabilidade individual no Brasil dentro dos sete elos da cadeia de valor da pecuária, e o trabalho realizado paralelamente com o governo e a imprensa.
“A proposta elaborada pela Mesa Brasileira, e apoiada pela Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, destaca o potencial e a importância da entidade na promoção da sustentabilidade da pecuária brasileira, evidenciando sua diversidade de atores, não apenas em rastreabilidade, mas também nos temas emergentes, como mudanças climáticas, bem-estar animal e a transformação do uso da terra,” comentou Fernando.
O painel, que teve como objetivo debater sobre a importância de comunicar histórias de sucesso na produção de carne bovina, foi moderado por Amie Peck, gerente de engajamento institucional na Mesa Canadense para Carne Bovina Sustentável, e contou com a participação de Andrea White, diretora de marketing e relações institucionais na Mesa Canadense, e Jacob Betros, gerente de sustentabilidade de carne bovina na Mesa Australiana de Pecuária e Carne.
Ana Doralina Menezes, presidente da Mesa Brasileira, também está acompanhando a Conferência e se conectando com os diversos atores mundiais que atuam em prol do desenvolvimento da sustentabilidade na pecuária. “A nossa participação é fundamental para fortalecer o diálogo e a colaboração em torno de práticas que promovem a pecuária sustentável no Brasil, nos permitindo compartilhar experiências, adotar inovações e alinhar estratégias com líderes internacionais, contribuindo para a construção de um futuro mais responsável e equilibrado. Juntos, podemos enfrentar os desafios globais e sermos a voz do Brasil para o mundo de que é possível produzir carne no nosso país com manutenção da biodiversidade,” finalizou.
Adicionalmente aos temas emergentes já mencionados, dois outros temas estão sendo bastante discutidos: 1) comunicação e educação, com destaque para a responsabilidade de cada um em transmitir informações de forma clara e eficaz; e 2) a necessidade de compreender as demandas atuais, identificando quem são os clientes e o que realmente esperam de cada um dos atores da pecuária. Atender às expectativas do mercado, alinhando as práticas de comunicação com as exigências e tendências do setor é essencial para o avanço e a relevância na pecuária sustentável.
Organizada pela Mesa Global para Carne Bovina Sustentável (GRSB) em parceria com a Mesa Uruguaia de Carne Sustentável (MACS), a Conferência 2024 está reunindo produtores, processadores, representantes da sociedade civil, serviços e indústrias, e organizações de varejo em todo o mundo, além de mesas regionais dos cinco continentes. O evento, que teve início em 30 de setembro e prossegue até 03 de outubro, está sendo realizado em Punta del Este, no Uruguai.