No dia 15 de outubro, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participou do Stakeholder Workshop “Race to the Top: Demandas de Rastreabilidade Impulsionando a Sustentabilidade na Pecuária Brasileira”, realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
O encontro reuniu um grupo estratégico e diverso de representantes da cadeia da carne bovina, com o objetivo de discutir como as exigências crescentes de rastreabilidade e conformidade, como a Regulamentação Europeia de Desmatamento (EUDR) e outros protocolos públicos e privados, podem impulsionar uma transição sustentável no setor. As recomendações debatidas serão consolidadas em um policy brief institucional da FGV, com potencial de influenciar políticas e práticas setoriais, e apresentado na COP30.
Durante as discussões, foram destacados pontos estruturantes que antecedem a implementação da rastreabilidade individual, como o fortalecimento de sistemas já utilizados, e a corresponsabilidade entre os elos da cadeia. Também foi ressaltada a importância de bases de dados integradas, da regularização fundiária e da comunicação assertiva entre os diferentes atores para garantir transparência e efetividade no processo.
Outro tema central foi o papel do crédito e dos critérios socioambientais como alavancas para a sustentabilidade. Foi discutido que o setor deve ter protagonismo na construção de futuros protocolos, evitando disparidades e lacunas como as observadas em exigências externas, a exemplo da EUDR.
“Para a Mesa Brasileira, participar deste workshop na FGV foi estratégico: rastreabilidade é ferramenta para dar transparência e valor à pecuária. Estar aqui com nossos associados e com atores da cadeia permite conectar ciência, política pública e prática no campo, falando de dados integrados, regularização e critérios socioambientais vinculados ao crédito. As recomendações que saem daqui ajudarão a orientar decisões e levar, com pragmatismo, a pecuária brasileira sustentável para o centro da agenda rumo à COP30,” finalizou Michelle Borges, gerente executiva e representante da entidade no encontro.
A participação da entidade reforça seu compromisso em articular atores e soluções que fortaleçam a pecuária brasileira como parte da solução climática, promovendo uma cadeia mais sustentável, rastreável, inclusiva e de baixo carbono.