A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS) participou ativamente do Innovation Tour: Caribbean Region of Colombia, que aconteceu entre os dias 27 e 31 de março. O evento contou com a presença de mesas nacionais de carne bovina sustentável e representantes de diversos países para debater aspectos globais e regionais da sustentabilidade na pecuária.
A diretora executiva da Mesa Brasileira, Luiza Bruscato, que também faz parte do conselho diretor da Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB), representou o Brasil ao lado da associada Fernanda Cordeiro, da Minerva Foods. Entre os cerca de 100 participantes, estavam presentes representantes de outros 11 países: Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Nova Zelândia, Paraguai e Peru.
As discussões abordaram definições de pecuária sustentável e regenerativa, e a relação entre o sequestro de carbono e a biodiversidade, durante o simpósio que integrava a programação. No decorrer do evento, cada mesa teve espaço para apresentar suas ações e projetos em execução, além de destacar as diferenças dos sistemas produtivos e os desafios do próprio país.
“Foram momentos e espaços fundamentais para o compartilhamento de experiências e aprendizados entre os países. É indispensável que haja diálogos constantes na cadeia produtiva para garantir que a produção de carne seja feita de forma responsável e com impactos positivos”, afirma Luiza. O Innovation Tour também incluiu visitas técnicas em fazendas e frigorífico para conhecer a produção de carne bovina no caribe colombiano.
A Mesa Brasileira é uma iniciativa que reúne diferentes atores da cadeia produtiva da pecuária brasileira para debater e promover a sustentabilidade do setor. “A participação em eventos internacionais reforça nosso compromisso com a disseminação da sustentabilidade que já faz parte da produção do Brasil e com a busca pelo aperfeiçoamento e progressão dessas ações”, finaliza a diretora.