A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) participou do primeiro Fórum Pré-COP30, realizado no dia 24 de março, durante a Dinapec 2025, feira tecnológica organizada pela Embrapa, Famasul e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em Campo Grande, MS. A participação da Mesa Brasileira reforçou a importância do alinhamento entre todos os elos da cadeia produtiva da pecuária.
Ana Doralina Menezes, presidente da MBPS, participou da Mesa Redonda: Os desafios da pecuária Sustentável, abordando sobre os desafios da pecuária sustentável e o papel da Mesa Brasileira na articulação da cadeia de valor. Moderada por Ana Paula Contador Packer, da Embrapa Meio Ambiente, o debate também contou com a participação de Bruno Meireles Leite (MAPA), João Paulo Franco da Silveira (CNA), Gabriel de Amorim Silva Ferreira (MPF) e Leonel Almeida (Marfrig).
Durante as discussões, ficou evidente a necessidade de um protagonismo ativo do setor para mostrar os avanços da pecuária brasileira e os desafios ainda existentes. O compartilhamento de informações entre os diferentes setores foi um ponto central, garantindo que o caminho da sustentabilidade e da produtividade seja trilhado de forma conjunta. Além disso, a relevância da EMBRAPA e da pesquisa científica foi amplamente destacada, fornecendo respaldo técnico para demonstrar os progressos alcançados, a necessidade de evolução contínua, e não menos importante, respaldando a comunicação do setor.
“Esses debates são essenciais para preparar o setor para discussões internacionais, como as que ocorrerão na COP. Há um consenso de que seremos questionados sobre diversos aspectos da pecuária, e é fundamental que levemos informações embasadas, resultados concretos e dados científicos que comprovem a evolução do setor,” comentou Ana Doralina. A pecuária brasileira tem avançado de forma consistente, e é essencial que o Brasil assuma o protagonismo na defesa desse progresso, levando um discurso alinhado, técnico e estruturado para os principais fóruns globais.
Além dos debates técnicos e estratégicos, a participação da entidade na Dinapec também foi uma oportunidade valiosa para fortalecer laços com os associados e ampliar o diálogo com diferentes atores do setor. “Eventos como esse permitem a troca de experiências, o alinhamento de iniciativas e a construção de parcerias que contribuem para o avanço da pecuária sustentável no Brasil,” reforçou Ana Doralina. Os encontros evidenciam a importância da colaboração entre todos os elos da cadeia, consolidando o papel da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável como um espaço de articulação e desenvolvimento de soluções conjuntas.
No último dia do evento, 26 de março, a gerente executiva da MBPS, Michelle Borges, participou da reunião da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, onde apresentou a atuação da MBPS e os ações de avanços gerais dentro da entidade. Foram compartilhadas as principais iniciativas em andamento nos GTs de Rastreabilidade, Clima e Bem-Estar Animal e as estratégias voltadas para a COP30. “Esse espaço foi fundamental para ampliar a visibilidade das ações da Mesa Brasileira e reforçar que estamos abertos a ouvir os produtores, realizarmos parcerias e discutirmos internamente pautas que impactam diretamente a pecuária brasileira, garantindo que sejam conduzidas de forma alinhada,” finalizou Michelle.
Confira mais fotos: