A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) marcou presença na 4ª edição do Fórum Planeta Campo 2024, realizada em 30 de outubro, em São Paulo. Organizado pelo Canal Rural, o evento reuniu especialistas mundiais para debater soluções capazes de aumentar a resiliência da agronegócio brasileiro frente aos desafios climáticos.
Lisandro Inakake, vice-presidente da MBPS, e Michelle Borges, gerente executiva, acompanharam os painéis, que debateram sobre o desenvolvimento de sistemas alimentares, a mitigação de riscos extremos climáticos, baixo emissão de carbono, adaptação climática, soluções biológicas para desafios globais, comércio internacional, padronização de métricas, prioridades para COP29 e muito mais.
Durante a programação do fórum, Lisandro participou da cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio Planeta Campo, que busca reconhecer e valorizar práticas sustentáveis da agricultura e pecuária com resultados positivos ambientais, sociais e econômicos.
“É uma grande satisfação para a MBPS estar ao lado de parceiros de referência na realização do Prêmio Planeta Campo. Reconhecer e divulgar práticas sustentáveis é fundamental para acelerar a transformação sustentável do setor, além de valorizar os esforços de quem atua corretamente. Nossa parceria no Comitê Gestor e Técnico, desde a primeira edição, reflete o compromisso da MBPS em impulsionar o desenvolvimento de uma cadeia agropecuária mais sustentável e inclusiva,” comentou Lisandro.
A MBPS é parceria do Prêmio desde sua primeira edição, compondo o Comitê Gestor e Técnico junto com Embrapa, Canal Rural, Instituto Ethos, Integrow e Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS). Este ano, também apoiamos institucionalmente esta edição do Fórum.
“É fundamental que estejamos presentes e ativos em debates como o Fórum Planeta Campo, pois a atividade agropecuária ocupa uma posição de relevância, com um potencial para a mitigação de gases de efeito estufa. As urgências climáticas que enfrentamos hoje deixam claro que o setor precisa de ações cada vez mais propositivas e imediatas para reduzir as emissões. Ao mesmo tempo, é essencial avançarmos em um olhar social e inclusivo, garantindo que todos tenham acesso às inovações e aos incentivos financeiros necessários para adotar práticas sustentáveis. Não podemos mais adiar essas transformações,” finalizou Michelle.
Assista abaixo a íntegra do Fórum: