No dia 19 de agosto, estivemos na 45ª Reunião Ordinária do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizada em Lima, no Peru. O encontro reuniu ministros da Agricultura das Américas e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades da produção animal no continente.
Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da ABIEC e membro da Comissão Executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, participou do Painel 2: Compromisso com a implementação contínua de tecnologias e práticas pecuárias baseadas na ciência. Mediado por Josefina Eisele, diretora regional do GRSB, também participaram do painel a consultora do Uruguai, Cecilia Jones, e o professor da Universidade do Tennessee, Troy Rowan. O debate abordou temas como rastreabilidade, manejo de pastagens, genética animal e políticas públicas de incentivo à sustentabilidade.
Fernando destacou a importância de promover ganhos de eficiência como caminho para ampliar a sustentabilidade na pecuária brasileira, por meio da recuperação de áreas, do melhor uso de pastagens e da adoção de tecnologia e boas práticas, além da necessidade de financiamento para apoiar a transição. Ele também ressaltou o papel da rastreabilidade como ferramenta para demonstrar a sustentabilidade da produção pecuária.
A participação do Brasil na discussão foi complementada por Cleber Soares , secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que ressaltou a importância de políticas públicas como o Plano ABC+ e a plataforma AgroBrasil+ Sustentável, voltadas para o fortalecimento da produção sustentável no país.
“Participar desses fóruns é fundamental para levarmos informações qualificadas sobre o que o Brasil já faz e pode ampliar no setor em termos de sustentabilidade. Ao compartilhar nossas experiências e ouvir outras realidades, mostramos que o país tem condições de liderar essa agenda e, ao mesmo tempo, aprendemos caminhos para avançar ainda mais”, afirmou Fernando Sampaio.
Nossa presença no Comitê Executivo do IICA reforça sua missão de promover a pecuária sustentável no Brasil e sua visão de ser a voz do setor para o mundo, participando de espaços internacionais de debate, construindo posicionamentos e conectando diferentes atores para resultados concretos.
Assista abaixo ao debate na íntegra: