Entre os dias 16 e 20 de outubro, Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, participou de diversas agendas em Roma e Paris como porta-voz do Brasil em sua segunda missão do Brazil Agri-Food Facts, programa realizado pela ApexBrasil com o objetivo de promover o agronegócio brasileiro no exterior. O objetivo desses encontros é discutir sobre as questões de sustentabilidade na cadeia produtiva da pecuária e do agronegócio como um todo com importantes agentes da Itália e organizações associadas que também vem trabalhando questões sobre a sustentabilidade na cadeia.
No dia 19 de outubro, desembarcamos na França para iniciar a segunda parte da missão como porta-voz do Brazil Agri-Food Facts (PAM AGRO), iniciativa da ApexBrasil. Luiza se reuniu com uma Think Tank francesa: o Institut Sapiens, que é uma ampla rede de especialistas de pesquisa que cobrem diversos temas, desde desenvolvimentos sustentáveis até a ética da Inteligência Artificial. E concedeu entrevistas para dois importantes veículos franceses: l’Opinion e Agra – L’information agro-économique, para abordar sobre a pecuária brasileira e as ações de sustentabilidade desenvolvidas.
No último dia de missão, 20, Luiza palestrou no evento Diálogo sobre Alimentação e Agricultura Sustentáveis: Ciência e Resiliência no Agroalimentar, organizado pela Embaixada do Brasil em Paris em parceria com a ApexBrasil. Ela apresentou um case, de organizações associadas da Mesa Brasileira, de tecnologias sustentáveis existentes hoje que podem ajudar no maior e mais complexo desafio da humanidade: a mudança climática.
O Go Planet™, de autenticação gerida pela FairFood, é o primeiro selo do país voltado à redução das emissões de metano entérico na agropecuária. Para que haja o reconhecimento de boas práticas em relação à redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE), o selo surgiu a partir da mobilização de representantes do setor da pecuária brasileira.
Os produtores NoCarbon Milk e CARAPRETA, que utilizam em suas produções de leite e carne o aditivo Bovaer da dsm-firmenich – responsável por reduzir as emissões entéricas de metano pelo gado – são certificados Go Planet™. Ou seja, já estão contribuindo com o país no alcance da meta de redução de 30% na emissão de metano até 2030, conforme o Compromisso Global do Metano, assinado pelo Brasil e diversos outros países em 2021, durante a COP 26.
O evento contou com a abertura do embaixador Ricardo Neiva Tavares e teve 2 painéis que abordaram a ciência como impulsionadora da resiliência e inovações na biodiversidade. Dentre debatedores e especialistas franceses, os painéis contaram com a participação do coordenador de inteligência e defesa de interesses na CNA, Felipe Spaniol, e CEO da UNICA, Evandro Gussi. Além do case apresentado por Luiza, também houve a apresentação de Alberto Oppata, presidente da CAMTA (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu), sobre cooperativismo e produção sustentável na Amazonia.