No dia 08 de novembro, Sergio Schuler, presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, foi debatedor em painel do Summit Agro 2023, realizado pelo Estadão, no Auditório do Masp, em São Paulo. Renomadas autoridades, executivos e líderes de organizações do agronegócio discutiram as oportunidades, os desafios e as necessidades da agropecuária brasileira para ocupar seu papel de destaque no cenário atual da nova revolução verde.
“Devido aos avanços na tecnologia, genética, sanidade e plantio das pastagens, a produção da pecuária cresceu 150%, enquanto o uso da terra aumentou apenas 12%, nos últimos 30 anos; sem falar que ainda existem muitas áreas de pastagens degradas para serem recuperadas. Portanto, é possível aumentar a produtividade da produção de proteína animal no Brasil sem derrubar uma única árvore”, afirmou Sergio Schuler durante debate no primeiro painel Produzir sem desmatar.
Moderado pela jornalista Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro, o painel contou com a participação de Guilherme Schmitz, diretor de desenvolvimento de mercado da Yara Brasil; Laurimar Vendrusculo, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril; e Ruy Cunha, CEO da Lavoro, que abordaram sobre as tecnologias e avanços que tem possibilitado ao agronegócio avançar na sustentabilidade e abertura de novos mercados.
Uma das tecnologias mencionada durante o painel foi o uso da ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Florestas, uma técnica brasileira que vem sendo aplicada cada vez mais. “A economia circular é uma grande aliada da pecuária; por exemplo, com a integração lavoura-pecuária, conseguimos recuperar o solo por meio da rotação de culturas agrícolas e depois intercalando com a pecuária, que tem dejetos e pastagem”, comentou Schuler.
Agricultura e pecuária de precisão, redução de emissões de GEE e recuperação de áreas degradadas foram temas também mencionados durante o debate, assim como a importância do respeito e da utilização do Código Florestal Brasileiro, uma das legislações ambientais mais fortes do mundo; ponto também abordado pelo presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, durante a abertura do Summit.
O evento contou com mais palestras e painéis que debateram sobre o grande potencial de geração de energia limpa e renovável do Brasil, COP28 e exigências ambientais da União Europeia, crédito verde e os desafios de logística e infraestrutura para o agro.
O evento foi híbrido e pode ser conferido no YouTube do Estadão.
Confira o Painel Produzir sem Desmatar completo.