A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, representada pela diretora executiva, Luiza Bruscato, participou do Encontro Anual do FOLUR, realizado no dia 17 de abril, em São Paulo. O evento reuniu representantes dos 27 países membros do Programa de Impacto FOLUR, as Agências de Implementação, os principais parceiros, o setor privado e o Secretariado do Global Environment Facility (GEF).
O objetivo do encontro é o aprendizado, o networking e a construção de colaborações, onde todas as partes interessadas podem se concentrar em questões globais, construir parcerias para alavancar investimentos e avançar no planejamento estratégico de longo prazo para as próximas etapas de operacionalização do Programa.
Um dos projetos do Programa GEF-FOLUR está sendo realizado no cerrado brasileiro que visa ampliar a área de manejo sustentável da paisagem e recompor as cadeias de valor da pecuária de corte e da soja. No Brasil, o FOLUR é representado pelo Projeto Vertentes, executado pelo SENAR, e liderado pelo MAPA e o MMA.
O FOLUR – Programa de Impacto de Sistemas Alimentares, Uso da Terra e Restauração – é uma iniciativa supervisionada pelo Banco Mundial e apoiada pelo GEF, que visa transformar o sistema alimentar mundial promovendo paisagens sustentáveis e integradas, e cadeias de valor de commodities eficazes. Carne bovina, cacau, milho, café, óleo de palma, arroz, soja e trigo são as commodities focos das 27 nações e da plataforma global do Programa de Impacto. Para mais informações sobre o FOLUR, acesse aqui. (https://www.folur.org/)