No último dia 20, durante o evento Aterra – Imaflora 30 anos, o vice-presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Lisandro Inakake, também gerente de cadeias agropecuárias do Imaflora, moderou a mesa “Para problemas complexos, soluções em rede”.
“Na Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, o trabalho em rede é o que nos dá legitimidade para avançar. Essa diversidade de atores – produtores, indústria, varejo, sociedade civil, instituições financeiras e empresas de serviços insumos – garante decisões mais equilibradas e alinhadas com uma agenda comum de sustentabilidade. Nosso papel dentro da rede é agregar organizações e construir posicionamentos que reflitam a agenda comum a todos os atores. O que não é consenso deve ser tratado em outros espaços, mas o que é coletivo avança conosco. É essa diversidade que fortalece a Mesa Brasileira e dá legitimidade às nossas ações”, destacou Lisandro.
Lisandro lembrou ainda que a Mesa Brasileira é parte da Global Roundtable for Sustainable Beef, rede internacional da qual foi cofundadora e que hoje conecta experiências e inspira outras iniciativas na América Latina.
O debate contou com a participação de Carolle Alarcon (Coalizão Agricultura, Clima e Florestas), Márcio Astrini (Observatório do Clima), Tasso Azevedo (MapBiomas) e Patricia Cota (Origens Brasil/Imaflora), que discutiram como o modelo de rede tem sido efetivo para a agenda climática e socioambiental, reforçando que a cooperação entre diferentes setores é essencial para enfrentar desafios complexos.