A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (GTPS) reuniu seus mais de 60 associados em um evento de Planejamento Estratégico no dia 27 de setembro em São Paulo (SP). A reunião contou com a participação de cerca de 80 pessoas de organizações de todos os elos da cadeia de produção pecuária para definir o futuro do Grupo, que tem a missão de promover o desenvolvimento da pecuária sustentável no Brasil.
“Depois de algum tempo sem nos reunirmos presencialmente, colocamos todos os elos da cadeia de produção sentados juntos, literalmente em mesas redondas, para ouvirmos todas essas vozes e captarmos contribuições diversas para auxiliar o planejamento futuro da associação”, disse o presidente do GTPS, Sergio Schuler, que também é vice-presidente para o negócio de ruminantes no Brasil da DSM, uma das empresas patrocinadoras do evento.
Em um modelo diferenciado de facilitação, representantes de empresas de insumos e serviços para a pecuária, de indústria e frigoríficos, de varejos, de instituições financeiras, de organizações da sociedade civil e produtores rurais, participaram de atividades colaborativas que buscaram trazer luz às questões prioritárias que o Grupo deverá endereçar nos próximos anos.
Ao final das dinâmicas, os associados chegaram a oito perguntas norteadoras e diversas propostas de projetos para o Grupo. Com esse material em mãos, a equipe de colaboradores e a Comissão Executiva do GTPS se reuniram para discussões no dia seguinte ao evento. As definições, frutos das atividades dos dias 27 e 28 de setembro, serão repassadas aos associados na próxima Assembleia Geral, marcada para o dia 8 de dezembro também em São Paulo (SP).
“Esse foi um primeiro passo que permitirá a entrega de uma visão de longo prazo para o GTPS. É a possiblidade de entender onde o GTPS quer estar daqui a cinco anos e saber qual é o caminho para chegar lá, envolvendo todos os setores nessa construção”, destacou Marcelo Stabile, pesquisador do IPAM, instituição que foi a patrocinadora ouro do evento.
O Planejamento Estratégico do GTPS foi realizado com o patrocínio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), DSM Tortuga, MSD Saúde Animal, Norvida, Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) e Earthworm.