A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participou do evento Soluções Tecnológicas para uma Pecuária Sustentável, organizado pela MSD Saúde Animal, nos dias 24 e 25 de junho, em Joinville/SC.
O encontro teve início em um jantar que contou com uma apresentação de Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, sobre um novo horizonte para o Brasil; na manhã seguinte, seguiu com apresentação sobre perspectivas globais por Marcos Jank, professor sênior de agronegócio no Insper, e debates sobre mercado e rastreabilidade, e a tarde foi finalizado com visita à fábrica da Allflex, líder mundial em soluções inteligentes para a identificação de uma ampla gama de animais.
João Schimansky Netto, presidente da Mesa Brasileira, participou do painel Mercado – A Importância da Transparência e Segurança, onde foi debatido sobre a produção de proteína animal, comércio internacional de produtos brasileiros e questões de rastreabilidade como segurança da manutenção das informações em base confiável, o momento de identificação de cada animal e a implementação de uma política pública nacional e individual.
“O trabalho realizado internamente pela Mesa Brasileira não foi apenas discutido superficialmente, mas sim fundamentado em colaboração entre todas as categorias da cadeia de valor da pecuária brasileira, e foi essa cooperação que resultou em uma proposta sólida e substancial, que inclusive tem sido utilizada pelo MAPA como base para a criação de uma política pública nacional. Destacamos também o progresso significativo que tem sido feito em Brasília, por meio do GT de Rastreabilidade do Ministério,” comentou Netto.
Moderado por Marília Rangel, diretora de Avicultura na MSD, o painel também contou com a participação de Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Gabriela Tonini, inteligência de mercado da ABIEC, e Ricardo Andrade, assessor técnico e de sustentabilidade do CICB, organização associada da Mesa Brasileira.
Para Netto, é crucial que todos os fornecedores de toda a cadeia de valor da pecuária sejam incluídos neste cenário para que se possa liderar e utilizar a rastreabilidade como um exemplo do potencial do Brasil. “O evento foi incrível! Iniciativas como estas, que promovem debates de temas tão importantes como rastreabilidade e oportunidades de mercado, são essenciais. Estamos no momento ideal para aproveitar essas oportunidades e avançar juntos!” Não apenas podemos realizar o que nos propomos, mas também demonstrar ao mundo nossa eficiência, nossa sustentabilidade e nossa capacidade de produzir produtos da mais alta qualidade,” finalizou Netto.
Confira as fotos: