A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Bem-Estar Animal (BEA), que teve início em agosto de 2023, contou com o apoio financeiro das organizações associadas Beckhauser, Datamars, FairFood, JBS e Minerva Foods para viabilizar a contratação da BE.Animal, empresa especializada em bem-estar animal, para a elaboração de recomendações sobre como melhorar o bem-estar dos bovinos no Brasil.
Saiba mais sobre o trabalho que será realizado pelo GT BEA.
A BE.Animal, fundada por Janaina Braga, Fernanda Macitelli e o Professor Mateus Paranhos, é uma empresa que atua no desenvolvimento e implementação de estratégias para a promoção das boas práticas de bem-estar dos animais de produção. Ao combinar ciência, campo e mercado, a BE.Animal tem uma proposta estruturante: quebra paradigmas, fortalece os elos da cadeia e entrega estratégias que criam valor e perduram no tempo.
“A preocupação com o bem-estar dos animais de produção é crescente no mundo todo e, como não poderia deixar de ser, também no Brasil. Neste sentido, é há um expressivo aumento no número de consumidores interessados em saber sobre como os animais são criados e de produtores empenhados em conhecer as práticas de criação e de manejo dos animais de produção que tenham potencial de promover o bem-estar animal e proporcionar oportunidades para aumentar a produtividade e a obtenção de produtos de melhor qualidade”, comentou o professor Paranhos.
O objetivo desta contratação é a elaboração de recomendações capazes de melhorar o bem-estar dos bovinos de corte criados no Brasil, para serem usados como material de referência, bem como caracterizar as oportunidades para a promoção de práticas de criação e manejo com base em princípios éticos e sustentáveis.
“Nós iremos compartilhar o estado atual do conhecimento (estado da arte) sobre o bem-estar dos bovinos de corte no Brasil, que será apresentado considerando o modelo dos Cinco Domínios do Bem-estar Animal, as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os princípios determinados pelo GRSB (Mesa Redonda Global de Carne Sustentável)”, explicou Janaina Braga.
A entrega será dividida em 5 etapas, contendo termos e conceitos referentes ao BEA e as recomendações técnicas básicas e de fácil entendimento, que serão apresentadas, debatidas e avaliadas por todos os membros do GT.
”Reconhecemos como importante a iniciativa da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável de elaborar um conjunto de procedimentos reconhecidos como capazes de melhorar o bem-estar dos bovinos de corte, oferecendo oportunidade para a promoção de práticas de criação e de manejo que levem em conta princípios éticos e que permitam a adoção de práticas sustentáveis de produção”, finalizou Fernanda Macitelli.
Para Marcelo Ferreira, coordenador do GT de Bem-Estar Animal, a contratação da BE.Animal é uma grande oportunidade de aprimoramento em BEA para pecuária brasileira. “Nosso objetivo é levar de forma simples e clara boas práticas de saúde e bem-estar de bovinos para que os pecuaristas brasileiros possam melhorar suas práticas no campo e a BE.Animal tem o conhecimento técnico e a experiência de campo necessária para esta entrega, além de nos apoiar de forma consistente a apresentação do tema para a sociedade brasileira. Assim, continuaremos a trabalhar e seguir a nossa missão em prol do desenvolvimento da pecuária sustentável”, afirmou.
O GT de Bem-Estar Animal está sendo patrocinado pela Ceva Saúde Animal e JBS.
Sobre a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável
A Mesa Brasileira reúne todos os elos da cadeia de produção de carne bovina com um objetivo comum: promover a sustentabilidade na pecuária. São mais de 60 organizações associadas nas categorias: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, frigoríficos e indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil. Grandes players do setor, organizações relevantes, startups e empresas de destaque no agronegócio brasileiro somam forças, agregam diferentes pontos de vista, trazem experiências e alinham conceitos sobre temas relevantes e que estão em alta no cenário da pecuária para impulsionar a afirmativa de que é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade. Conheça o trabalho da Mesa em www.pecuariasustavel.org.br.
Foto: Victor Camilo