A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, organização sem fins lucrativos pioneira na defesa da produção bovina brasileira com a manutenção da biodiversidade, reúne todos os elos da cadeia de valor da pecuária com o objetivo de promover a sustentabilidade na pecuária brasileira. Promovemos iniciativas e discussões que articulam toda a cadeia em busca de um entendimento comum sobre temas emergentes da sustentabilidade, além de gerar informações e engajar os atores com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na atividade.
São quase 70 organizações associadas nas categorias de produtores rurais, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil.
Entre os associados, temos a maior empresa de nutrição animal do mundo, grandes companhias de saúde animal, a maior rede mundial de hambúrgueres, a maior empresa do agronegócio brasileiro e os maiores frigoríficos e varejistas do Brasil. Também reunimos ONGs nacionais e internacionais, produtores rurais em diferentes biomas brasileiros, bancos relevantes no fornecimento de crédito rural, além de associações, certificadoras e startups.
As indústrias associadas abateram cerca de 8,5 milhões de cabeças de gado em 2023 e totalizam 167 plantas no Brasil e 203 no exterior. As instituições financeiras forneceram R$ 485 milhões de crédito para a pecuária. As empresas de insumos têm mais de 14 mil técnicos em campo e 20 mil pecuaristas atendidos, e as empresas de serviços têm mais de 390 técnicos em campo e 76 mil produtores rurais atendidos. Os produtores rurais somam mais de 266 mil cabeças de gado, 168 mil hectares de pastagem e 263 mil hectares de área de conservação. As organizações da sociedade civil executaram mais de 28 projetos com 83 técnicos envolvidos; sendo mais de 2,1 mil pecuaristas brasileiros beneficiados. Os varejistas e restaurantes comercializaram mais de 12 mil toneladas de carne e atenderam mais de 1,5 bilhão de clientes no ano. Realizaram a rechecagem em cerca de 210 mil fazendas seguindo critérios socioambientais e de geomonitoramento. Além disso, 57% de seus fornecedores são aderentes às políticas internas e critérios socioambientais.
Confira os resultados da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável de 2023 no nosso site.
Grupos de trabalho
Uma das iniciativas são os grupos de trabalho, que reúnem pesquisadores, especialistas e representantes dos diferentes elos da cadeia para debater em profundidade temas emergentes relacionados ao uso eficiente da terra, pecuária com baixa emissão de carbono, bem-estar animal e direcionamentos para a rastreabilidade bovina no Brasil.
Como resultado do trabalho e, pensando em evoluir para além da entrega de conteúdo, são construídos e harmonizados compromissos em busca de avanços na agenda da sustentabilidade.
Educação e comunicação
Temos o conhecimento necessário para falar sobre pecuária sustentável e o cenário nacional. Por isso, realizamos e/ou participamos de fóruns e webinars, bem como ministramos palestras e treinamentos remotos ou in company.
Indicadores de sustentabilidade
Também somos responsáveis pelo GIPS, Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, uma ferramenta gratuita criada para auxiliar produtores rurais, empresas de insumos, indústrias e varejos a avaliar o nível de sustentabilidade de suas atividades.
Para isso, o usuário deve se cadastrar na plataforma e preencher um questionário com indicadores relacionados ao meio ambiente, à gestão do negócio e de pessoas, e ao impacto à comunidade local.
No nosso site, vocês poderão saber em detalhes sobre nossa atuação em prol do desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira. Acesse aqui.
Nesta coluna da Mesa Brasileira no Canal Pecuarista, abordaremos os diversos temas debatidos internamente, bem como a sustentabilidade na pecuária brasileira.
Este texto foi originalmente publicado na coluna da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável no Canal Pecuárista. Nos acompanhe por lá!