No dia 18 de maio, ocorreu a primeira reunião do terceiro ciclo do GT Rastreabilidade da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável. O Plano de Trabalho foi aprovado e o Núcleo Operacional (NO) foi formado para trazer mais agilidade nas tomadas de decisões.
Este ano, o Grupo irá atuar com o propósito Estratégias para adoção da rastreabilidade aplicadas na cadeia da pecuária brasileira, e terá 3 principais entregas: 1) elaboração de uma Política Nacional de Rastreabilidade; 2) consolidação do posicionamento do GT perante os entraves identificados no ciclo anterior; e 3) elaboração dos Termos de Compromissos das categorias Produtores e Indústrias.
Os dois primeiros ciclos do GT trataram dos entraves e potencializadores da rastreabilidade. Neste ciclo, uma pergunta que irá permear o trabalho do Grupo é: Quais pontos fundamentais para uma política nacional de rastreabilidade com transparência?
Rastreabilidade é uma ferramenta importante como indicador de sustentabilidade dentro da propriedade rural. O grande desafio é criar uma política útil e aplicável nos diferentes aspectos e dimensões da agropecuária brasileira.
O GT Rastreabilidade conta com 2 patrocinadores: Imaflora e Minerva Foods.