No quinto dia da missão técnica, Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, com o grupo convidado pelo Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha (APD), esteve em um evento da Embaixada do Brasil em Berlim e se reuniu com duas organizações não-governamentais alemãs: a DRV e a Grain Club.
Na parte da manhã, a delegação participou do evento Agricultura e pecuária no Brasil: ofertando produtos agrícolas e, ao mesmo tempo, controlando o desmatamento, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, Embaixada e APD.
Luiza apresentou a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e sua visão sobre o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR). O evento também contou com as apresentações da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, representada por Mauro Armelim, e da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, representada por Carolle Alarcon.
O debate foi moderado pelo Eduardo Sampaio Marques, adido agrícola em Berlim, e teve como principais temáticas o desmatamento, as políticas públicas e a modernização agrícola no Brasil, que tem contribuído para aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental. Também foram apresentadas ações de empresas para promover a sustentabilidade da agropecuária.
Daniel Leitão, chefe do setor político, e Flavia Magrini, responsável pelo setor de meio ambiente, da Embaixada, também participaram do debate.
Assista o evento na íntegra.
Neste mesmo dia, à tarde, o grupo se reuniu com executivos da Grain Club, uma aliança do agronegócio formada por quatro associações agrícolas alemãs, e da DRV, uma organização que abrange todas as cooperativas da indústria agrícola e alimentícia alemã.
Como um elo importante na cadeia de valor alimentar, as 1.693 associadas da DRV representam empresas de produção, comercialização e processamento de produtos vegetais e animais alcançam vendas de 85,6 bilhões de euros por ano. Agricultores, jardineiros e viticultores são os proprietários das cooperativas e membros da entidade.
Já o Grain Club representa as diferentes cadeias da indústria de grãos, oleaginosas e rações animais, desde o atacado e comércio exterior de matérias-primas agrícolas até o seu processamento. A principal ação da entidade é tomar uma posição oficial sobre questões de política agrícola e comercial que afetam as associações participantes e suas empresas associadas.
Saiba como foram os dois primeiros dias da missão em Berlim.