Nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participou de sua última agenda na COP28; o painel Acelerando a Implementação da Rastreabilidade no Setor Pecuário: Estratégias Colaborativas para Cadeias de Fornecimento Sustentáveis, realizado no Pavilhão do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal e organizado pela JBS, organização associada da Mesa Brasileira.
O objetivo do painel foi identificar ações concretas que diferentes elos da cadeia de valor da pecuária podem realizar a curto prazo para acelerar a implementação da rastreabilidade no setor.
A diretora executiva da Mesa Brasileira, Luiza Bruscato, uma das palestrantes, ressaltou novamente a importância do envolvimento do setor produtivo nas discussões e comentou sobre a visão do setor. “Tivemos uma mudança de atitude do setor produtivo nos últimos anos; quando a cadeia de valor da pecuária começou a discutir sobre rastreabilidade, o produtor não queria saber desta agenda e solicitou que estas discussões não fossem realizadas dentro da Mesa Brasileira. Agora é o contrário, o produtor tem solicitado que essa discussão aconteça dentro da Mesa, pois ele quer fazer parte da solução”, comentou Luiza.
A Mesa Brasileira vem trabalhando nos últimos dez meses na criação de diretrizes para uma rastreabilidade individual, que seja factível e eficiente, de aplicação em todo território nacional, e escalonado a partir das diferenças territoriais e culturais do Brasil.
O painel foi moderado por Isabel Garcia-Drigo, Climate & Emissions and Data Intelligence do Imaflora, e contou com a participação de Jason Weller, CSO da JBS, Francisco Beduschi Neto, Líder do Brasil da NWF; Renata Miranda, Secretary of Innovation, Sustainable Development, Irrigation, and Cooperativism at the Ministry of Agriculture and Livestock (MAPA); João Adrien, ed of ESG Agro, Itau-BBA; e Raoni Rajão, Head of the Department for Deforestation and Fire Control Policies, MMA.
Confira o painel na íntegra.