Transparência e integração de exemplos positivos da cadeia da carne brasileira estão no foco do Mapa de Iniciativas em Pecuária Sustentável, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).
O projeto reúne e dá visibilidade a iniciativas alinhadas às melhores práticas em pilares como gestão, meio ambiente e integração com comunidades, executadas a partir de uma única propriedade até a integralidade da cadeia produtiva em todo o país.
Recentemente, o Mapa de Iniciativas teve sua metodologia e sistematização apresentadas para integrantes do GTPS, como varejistas, fornecedores da pecuária, representantes de frigoríficos e indústrias de subprodutos da carne.
Trata-se de uma ferramenta simples e acessível para os mais variados públicos – desde o consumidor final, até o profissional com atuação direta sobre a indústria da carne.
A ideia é de que o Mapa possa apoiar a replicação das melhores práticas (o que traz benefícios para toda a cadeia), reconhecer seus realizadores, inspirar novas ações e oferecer garantias sólidas sobre o amplo trabalho em sustentabilidade executado pela pecuária brasileira para clientes no Brasil e no Exterior.
Exemplos já apresentados pela ferramenta tratam de projetos para aprimorar o bem-estar animal, recuperação de vegetação e segurança do trabalhador, entre outros.
Atualmente, são 50 iniciativas já cadastradas e com detalhamento de proposta e resultados, todas seguindo os princípios de estruturação, continuidade e impacto positivo determinados pela ferramenta.
O Mapa está aberto ao cadastramento de novos projetos, de qualquer porte, pelo endereço www.site.com.br. As iniciativas já cadastradas podem ser analisadas em www.site.com.br.
O Mapa de Iniciativas é uma ferramenta do GTPS.